Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial: nem apocalíptico – no sentido de que a IA não é uma solução que vai resolver tudo e acabar com todos os nossos empregos –, nem “entreguista” – é preciso que indústria do livro acompanhe de perto as discussões e se coloque como firme defensora dos direitos dos autores e de suas propriedades intelectuais frente às gigantes da tecnologia. Muitas das discussões sobre o assunto passaram por saber como o setor do livro pode fazer usos éticos das ferramentas. Na indústria de audiolivros, essa transformação é ainda mais acentuada, especialmente pelo forte redução nos custos de produção promovida pelas aplicações.
As duas missões "oficiais" brasileiras, o Brazilian Publishers (CBL e Apex-Brasil) e o CreativeSP (do governo do Estado de São Paulo), também renderam bons frutos para os participantes. Outro destaque foi o estande promovido pela Faculdade LabPub, em parceria com a Feira e com a MVB América Latina, que levou editoras e profissionais que nunca tinham visitado o evento pela primeira vez.
Para saber mais do que ocorreu na feira, nos seus corredores e bastidores, conversamos com quem esteve lá: Mariana Rolier, editora sênior da Trama e do selo Livros da Alice, do Grupo Ediouro; Cassius Medauar, publisher da JBC (Grupo Companhia das Letras), Luiza Lewkowicz, gerente editorial da DBA Literatura, e também a jornalista Talita Facchini, convidada especial do episódio.
Participante do programa Frankfurt Global Network, Luiza comentou que o mercado alemão trabalha muito bem com parcerias e conexões entre as próprias editoras independentes. "A proposta delas é se unir e unir forças no departamento de vendas e comercial, para que as editoras continuem pequenas e independentes. É pensar que existe uma saída, não precisa vender a editora para uma grande corporação, ou ter dinheiro de investidores, para fazer um trabalho independente e com autonomia", comenta.
Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
*O jornalista viajou com o apoio do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.