
No episódio, gravado no dia 13 de outubro, eles discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas. Além disso, falam sobre a necessidade de fomentar a cultura do livro no Brasil e os planos para a próxima Bienal, em 2027.
"As bienais são esses espaços de democratizar a leitura, são espaços de encontro e de celebrar o amor pelo livro", comenta Mirela. Eles reforçam o contexto de "ebulição" cultural em torno da edição, e relatam que foi necessário que editoras fizessem pedidos extras de livros, que se esgotaram ainda nos primeiros dias.
O número de editoras saltou de 500 para 600, incluindo estreias de nomes como a Companhia das Letras e casas internacionais. O total de atividades também cresceu — foram 420 horas de conteúdo, contra 300 em 2023.
Entre os destaques, estiveram encontros com Itamar Vieira Junior, Aline Bei, Raimundo Carrero, Daniel Munduruku e Raphael Montes, além do sucesso da Bienalzinha, que foi expandida e contou com 135 horas de atividades educativas e lúdicas para crianças e adolescentes.
Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.