
Ele também recomenda obras e autores que o impactaram ao longo de vida, como Thomas Mann e Clarice Lispector, refletindo sobre a responsabilidade que os escritores têm com seus leitores. "A gente tem um compromisso imenso com quem nos lê. Quem tá lendo a gente, está doando uma parte de sua vida, não é uma brincadeirinha. A gente precisa oferecer uma parte severa da nossa vida. Não tenho nenhum compromisso com quem escreve porcaria".
No decorrer do episódio, Trevisan detalha sobre o "pulo do gato" de sua oficina, que envolve o momento que participantes passam a conseguir, efetivamente, transmitir suas ideias através de seus textos, sem estarem tentando emular um estilo e que esse processo não é algo necessariamente prazeroso: "É terrível ter que encarar com dores, emoções e sentimentos muito duros ao longo desse mergulho", diz.
O escritor está à frente da oficina online 'Prática literária e expressão pessoal', pela Universidade do Livro, até o dia 3 de dezembro. Voltado para quem deseja ir além da escrita mecânica, o curso explora a linguagem como possibilidade de autoconhecimento e comunicação. As inscrições ainda estão abertas através deste formulário.
Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações do episódio:
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.