Luara é publisher do grupo Aleph, e já foi editora dos selos Alfaguara, Companhia das Letras, Suma e Penguin-Companhia. Gabriela é agente literária, tradutora, preparadora e redatora de textos e fundadora da Agência Magh.
Durante o papo, Luara fala que "não tem segredo" para conseguir participar dos fellowships, que o processo consiste em se inscrever nos editais, levar vários 'não', até levar um sim. "A principal coisa é você prestar atenção no que o edital tá pedindo. Eu trabalho atualmente com não ficção e ficção científica, então não faz sentido eu me inscrever num editar de ficção literária", comenta.
As duas convidadas também reforçam os benefícios de participar desses programas como forma de conhecer um novo mercado. Os eventos de Taiwan e Istambul são considerados 'menores' quando comparados a outros eventos como Frankfurt e Paris, por exemplo, mas isso, na visão delas, proporciona outro tipo de experiência, em que é possível marcar reuniões mais focadas.
"Nesse ponto, eu achei bem interessante porque várias editoras, de todos os portes, estavam procurando representação dos livros delas no Brasil", afirma Gabriela.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.