
A autora discute sua pesquisa, a narrativa e a construção de personagens, além de refletir sobre a pulsão narrativa e a iconografia da guerra. A conversa explora o impacto da Guerra do Paraguai na história do Brasil, especialmente em relação à escravidão e à formação da identidade nacional.
Durante sua fala, a autora comentou sobre questionamentos se ela se consideraria autora de fato obra, uma colagem: "São os meus olhos selecionando a história que vai ser contada. Isso tudo faz parte de uma estratégia literária e eu me considero sim autora". Ela e o mediador Joca Reiners Terron abordaram as peculiaridades de dar voz à figuras mortas e como trabalhar isso dentro da narrativa: "Não é uma vampirização, mas uma 'vivificação dessas pessoas'. Eu tive dúvidas de quando era ficção, quando era relato", afirma.
Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
A Feira do Livro 2025 é uma realização da Associação Quatro Cinco Um, organização voltada para a difusão do livro no Brasil, da Maré Produções, empresa especializada em exposições de arte, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. O evento tem apresentação exclusiva da Petrobras, patrocínio Prata da Prefeitura de São Paulo e da Motiva, por meio de seu Instituto, patrocínio Bronze do Itaú Unibanco, e apoio do Instituto Ibirapitanga, Pinheiro Neto Advogados e enjoei. O PublishNews é um dos parceiros de mídia d'A Feira do Livro em 2025.
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.