Publicidade
Fundação Lambda Literary recebe doação em meio à censura de livros nos EUA
PublishNews, Redação, 17/04/2023
Organização que atua em defesa da literatura LGBTQIA+ anunciou 'presente' de filantropo americano; livro de João Gilberto Noll é um dos finalistas do Lambda Literary Awards 2023

Em meio à crescente onda de censura de livros nos EUA, a Fundação Lambda Literary anunciou que recebeu uma doação de US$ 250 mil do autor e filantropo Chuck Forester, em apoio à missão da fundação de apoiar a causa de escritores e livros LGBTQIA+. Em um comunicado divulgado pelo Publishers Weekly, a Lambda reconheceu Forester como um amigo próximo e uma liderança no assunto.

A contribuição de Forester dá condições para a Lambda "se estabelecer e buscar novas formas de atuar" no atual cenário "precário", de acordo com a fundação.

"A Lambda Literary é uma organização pequena mas poderosa, lutando bem acima da sua 'categoria' no cenário literário e das artes", disse a diretora executiva Samiya Bashir. "Estamos orgulhosos de termos atravessado o pior dos últimos anos e estarmos mais determinados do que nunca".

A doação já permitiu à organização contratar um novo diretor de desenvolvimento, Harper Zacharias.

Forester credita à literatura queer importante papel na sua autoaceitação como homem gay. "É a forma como contamos uns aos outros quem somos. É a forma com que passamos nossa cultura às gerações futuras, e isso salva vidas, como salvou a minha", disse Forester, que é filantropo e autor de quatro livros, entre eles I throw like a girl (Querelle Press, 2022).

Após dois anos de programação virtual, o prêmio anual Lambda Literary Awards (conhecido como Lammys) será realizado novamente de maneira presencial no dia 9 de junho, no Edison Ballroom, em Nova York. Os finalistas – que incluem um livro de João Gilberto Noll – podem ser encontrados aqui.

[17/04/2023 10:00:00]
Matérias relacionadas
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Rua do Sabão publica a biografia do músico trans Apollo Pinheiro
‘Revolucionário e gay’ conta como a vida extraordinária do ativista serviu de símbolo para uma geração marcada pela ditadura militar e o combate à AIDS
Leia também
Veja também: como a ministra do STF Carmen Lúcia citou livros no início do seu voto no julgamento histórico desta semana.
Vídeos, esculturas e instalações ocuparão o Pátio B do Museu, em São Paulo, até o dia 2 de novembro
Iniciativa foi idealizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a ONG Viagem do Livro