Publicidade
Piraquara inaugura a primeira Biblioteca Livre da Região Metropolitana de Curitiba
PublishNews, Redação, 10/09/2025
Iniciativa foi idealizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a ONG Viagem do Livro

Biblioteca Livre é operada pela ONG Viagem do Livro | © Prefeitura de Piraquara (PR)
Biblioteca Livre é operada pela ONG Viagem do Livro | © Prefeitura de Piraquara (PR)
A cidade de Piraquara (PR) inaugurou no fim de agosto a primeira Biblioteca Livre da Região Metropolitana de Curitiba. Localizada no Terminal Rodoviário São Roque, o espaço reúne mais de três mil livros e tem como objetivo incentivar a leitura por meio do compartilhamento comunitário, garantindo acesso gratuito a todos os usuários e trabalhadores do transporte público, além de visitantes que circulam diariamente pelo local.

A biblioteca foi montada em um espaço exclusivo, devidamente equipado, identificado e sem regras rígidas de uso ou controle de acesso. Estão disponíveis livros de diferentes gêneros e para todas as idades, de forma totalmente gratuita. Qualquer pessoa poderá pegar, ler e, se desejar, devolver ou trocar os exemplares. O local não tem funcionários, baseando-se na confiança e na partilha comunitária.

A inauguração contou com um momento cultural que teve a apresentação da violinista Patrícia Ernsen, a Pati Violino, recitação de poema pela escritora e membra da Academia Paranaense de Letras, Adélia Maria Woellner, e da escritora piraquarense Simone Carvalho, e da participação de alunos das escolas municipais João Batista Salgueiro e Olga Ribas Martins.

A Biblioteca Livre foi idealizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a ONG Viagem do Livro, com apoio da Associação Evangelizar é Preciso, da AMEP e da Câmara Municipal de Piraquara.

Tags: Bibliotecas
[10/09/2025 10:39:02]
Matérias relacionadas
Nova iniciativa do Ministério da Cultura busca ampliar o papel educativo, formativo e cidadão dos museus brasileiros
Com programação gratuita em 67 bibliotecas públicas paulistas, o programa promove encontros transformadores por meio da palavra, da escuta e da valorização da diversidade cultural
Em São Paulo, espaço reúne bibliotecas, museu e documentos de Paulo Freire
Leia também
Projeto mistura nomes já consagrados – como Mailson Furtado, Stênio Gardel, Tércia Montenegro, Ana Miranda e Lira Neto – a jovens poetas e escritores estreantes
Marcelino Freire, Giovana Madalosso e Dolores Reyes são os próximos entrevistados por Katy Navarro no programa da MEC
Antes de Fernandes, já haviam integrado a residência chinesa os autores Paulo Scott, em 2019, e Emilio Fraia, em 2024