Publicidade
Mostra 'Atlânticos' reúne artistas brasileiros, angolanos e portugueses no Museu da Língua Portuguesa
PublishNews, Redação, 12/09/2025
Vídeos, esculturas e instalações ocuparão o Pátio B do Museu, em São Paulo, até o dia 2 de novembro

Instalação do português Jorge das Neves © Divulgação
Instalação do português Jorge das Neves © Divulgação
Seis artistas de Angola, Brasil e Portugal, países que, banhados pelo oceano Atlântico, têm a língua portuguesa e questões coloniais em comum, exibem suas obras na mostra Atlânticos, em cartaz de 12 de setembro a 2 de novembro no Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº - São Paulo / SP), com entrada gratuita.

A exposição reúne vídeos, esculturas e instalações dos brasileiros Jonathas de Andrade e Shirley Paes Leme, dos angolanos Gegé M’bakudi e Wyssolela Moreira e dos portugueses Jorge das Neves e Inês Moura. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

Este é o primeiro projeto de artes visuais a ocupar o Pátio B do Museu, que tem ligação direta com a rua e a passarela da Estação da Luz, de livre acesso, sem a necessidade de ingresso. Os trabalhos são o resultado de uma residência de dez dias em 2024 dos seis artistas no Festival Arte Serrinha. A curadoria é de Fabio Dedulque (Brasil), Carlos Antunes (Portugal) e Mehak Vieira (Angola).

Para a produção das obras, eles tiveram como inspiração a língua portuguesa presente em Angola, em Portugal e no Brasil, e a exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, que esteve em cartaz no Museu de maio de 2024 a fevereiro de 2025, sobre as línguas dos grupos bantu, eve-von e iorubá que contribuíram para a formação do português brasileiro. A exuberante Mata Atlântica, presente tanto na Serrinha como no Parque Jardim da Luz, localizado em frente ao Museu, também serviu como estímulo.

“Atlânticos foi imaginada como uma ágora, uma praça, um espaço de diálogo aberto que busca criar uma conexão entre diferentes culturas, formas de produção artística e a língua portuguesa em um espaço de reflexão, troca e convivência, onde a arte serve como ponte para compreendermos melhor nossas semelhanças e diferenças”, diz o curador Delduque, que também idealizou o festival.

Correalizada pelo Instituto Serrinha, a mostra Atlânticos conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, e da CAIXA; com parceria da Fazenda Serrinha, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e do Instituto Camões, da Ano Zero Bienal de Coimbra, Jamek Contemporary Art e RVÍmola. O projeto utilizou recursos da Lei Rouanet para a sua realização.

SERVIÇO
Atlânticos fica em cartaz de 12 de setembro a 2 de novembro
De terça a domingo, das 9h às 18h
Grátis para todos os públicos
Pátio B do Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº - Luz

[12/09/2025 10:34:52]
Leia também
Veja também: como a ministra do STF Carmen Lúcia citou livros no início do seu voto no julgamento histórico desta semana.
Iniciativa foi idealizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a ONG Viagem do Livro
Projeto mistura nomes já consagrados – como Mailson Furtado, Stênio Gardel, Tércia Montenegro, Ana Miranda e Lira Neto – a jovens poetas e escritores estreantes