Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 12/02/2026
A 10ª edição do Prêmio PublishNews será realizada no dia 6 de maio de 2026, uma quarta-feira, no icônico Theatro São Pedro, na Barra Funda, um dos palcos mais tradicionais de São Paulo (SP). O evento chega aos seus 10 anos com novidades e pompa, entre elas a ampliação do público. Serão cerca de 300 convidados, entre lideranças políticas e profissionais do setor do livro, jornalistas e influenciadores — além, claro, dos indicados e vencedores em mais de 15 categorias. Criado em 2017, o Prêmio PublishNews tornou-se, ao longo dos anos, a principal celebração dedicada aos profissionais do mercado livreiro no Brasil, reconhecendo obras mais vendidas, autores, editores, livreiros, profissionais de vendas e marketing, distribuidores, agentes literários e outros agentes fundamentais da cadeia editorial. O PN prepara uma celebração histórica para marcar a efeméride, uma noite com entrega de dezenas de troféus, homenagens, networking e coquetel. Cenário dessa grande festa, o Theatro São Pedro é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura. Clique no Leia mais para saber mais detalhes sobre a premiação.
PublishNews, Monica Ramalho, 11/02/2026
Está chegando a hora de vestir a fantasia e sair pelas ruas, salpicadas de confetes, serpentinas e ventarolas, atrás de um bloquinho de Carnaval. Para quem prefere acompanhar os desfiles das escolas de samba pela televisão ou na arquibancada, há boas razões para além da folia: em 2026, agremiações do Rio de Janeiro e de São Paulo apostaram em enredos que celebram grandes nomes da literatura, da música e de um movimento cultural que nasceu de um manifesto escrito no papel. “O que acho interessante é que essa leva de homenagens não significa que os enredos sejam similares. Pelo contrário. São personalidades das mais plurais. Tem gente vinculada à literatura, gente da música e gente que transita entre literatura e música", pincela o escritor e pesquisador Luiz Antonio Simas. Leia a reportagem completa antes do Carnaval chegar.
PublishNews, Guilherme Sobota, 09/02/2026
Orides Fontela (1940-1998) será a autora homenageada da 24ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a ser realizada entre 22 e 26 de julho de 2026, em Paraty (RJ). Pioneira nas vertentas contemporâneas da poesia brasileira, adaptando mecanismos do movimento modernista e criando um caminho original em meio às correntes poéticas dominantes da segunda metade do século 20, Orides Fontela tem sua obra publicada pela Editora Hedra. Entre março e abril deste ano, os cinco livros lançados em vida pela poeta — hoje raridades mesmo em sebos — ganharão novas edições pela Hedra, que também planeja para 2027 um box com a obra completa, incluindo inéditos esparsos. Entre abril e julho, a editora prevê a publicação de O enigma Orides: uma biografia, de Gustavo de Castro, além de um livro infantil organizado por Augusto Massi, com ilustrações de Cynthia Cruttenden, e uma reunião das entrevistas concedidas pela poeta, acompanhada de um apêndice com depoimentos e textos críticos escritos por ela. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/02/2026
A poesia de Orides Fontela — homenageada da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) — foi reconhecida pela crítica mesmo antes da autora publicar o seu primeiro livro. O crítico e professor Davi Arrigucci Jr. leu alguns de seus primeiros poemas no jornal de São João da Boa Vista (cidade em que ambos nasceram, no interior de São Paulo), O Município, e a aproximação foi decisiva para a estreia da poeta em livro, com Transposição (1969). Anos antes, em 1966, ela já havia se mudado para São Paulo para estudar Filosofia na USP. Antonio Candido escreveu um prefácio ao livro Alba (1983) em que não poupa elogios: "Parecendo tão inseridos numa certa evolução da poesia moderna, e sendo tão originais como invenção, os seus versos possuem em geral uma carga de significado que não é frequente". Até a Flip, é provável que diversas leituras da obra de Orides venham à luz e coloquem em evidência os mecanismos particulares e criativos que a poeta empenhou em seu trabalho. A pedido do PublishNews, a editora Hedra nos enviou um poema de cada um de seus livros. Conheça agora!
PublishNews, Redação, 10/02/2026
Apesar de ter uma excelente acolhida crítica — nomes como Antonio Candido e Davi Arrigucci Jr. reconheceram a excelência de seu trabalho enquanto a poeta ainda era viva —, Orides Fontela não é tão conhecida fora do circuito literário. No site oficial da poeta (http://oridesfontela.com.br/), foram compiladas algumas produções audiovisuais que contribuem para o entendimento de sua obra (atualmente publicada no Brasil pela Editora Hedra). Em 1996, por conta do sucesso de Teia, foi entrevistada por Jô Soares em uma de suas raras aparições na televisão aberta brasileira. No ano 2000, a TV Cultura exibiu o documentário A um passo do pássaro, média-metragem dirigido por Ivan Marques. Em 2018, foi lançado o longa-metragem Orides, onde ninguém mais. Produzido pela Unifae São João da Boa Vista e dirigido por David Ribeiro, o documentário conta com depoimentos de amigos, familiares e pesquisadores do legado da poeta. Todas estão disponíveis no Youtube. Separe a pipoca e clique no Leia mais para ver!
PublishNews, Redação, 12/02/2026
O Brazilian Publishers — projeto de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro realizado por meio da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) — registrou em 2025 um crescimento de 83% em negócios fechados e expectativas em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são das próprias instituições. Com um calendário que inclui feiras estratégicas como Londres, Bolonha, Buenos Aires, Bogotá, Frankfurt, Sharjah e Guadalajara, além de ações nacionais e iniciativas transversais, os resultados de 2025 ultrapassaram a marca de US$ 24 milhões em negócios fechados e expectativas para os 12 meses seguintes. Para Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), os números refletem um trabalho consistente e contínuo. No ano passado, o projeto foi alvo de críticas duras na imprensa. Clique no Leia mais para saber a história completa.
PublishNews, José Fernando Tavares, 09/02/2026
O ano de 2026 marca um ponto de inflexão para o mercado editorial mundial. Nos últimos meses estamos discutindo o impacto de IAs que redigem textos e são assistentes criativos, ferramentas como o Ask This Book, que permitem "conversar" com uma obra, e ainda a problemática fundamental do respeito dos direitos autorais. Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online. A Amazon está lançando o Amazon Rufus. É um assistente de compras, movido por IA generativa que age não apenas como um sistema de busca, mas como um novo curador cultural que altera a lógica de sobrevivência de qualquer título no oceano digital. Importante: o recurso é usado para todo tipo de produtos, não só para livros. (...) Este tipo de assistente de compras traz um alerta urgente: a era da "palavra-chave literal" morreu, e o que define o sucesso de um livro agora é a sua infraestrutura de metadados. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/02/2026
No início desta semana, o portal Aos Fatos publicou uma reportagem que ouviu editores de livros didáticos reclamando sobre a pressão exercida pelo agronegócio para alterar o conteúdo das obras. Profissionais ligados a grandes editoras apontaram mudanças realizadas nos livros. Na Folha, a notícia que a Justiça dos EUA rejeitou as ações de assédio sexual contra o escritor Neil Gaiman. As três ações negadas tinham sido movidas pela ex-babá do filho de Neil Gaiman, Scarlett Pavlovich. Ela o acusa de agressão sexual, coerção e tráfico humano para com sua então esposa, Amanda Palmer. A coluna Página Cinco, de Rodrigo Casarin, publicou dois novos artigos ao longo da semana. O primeiro deles aborda um sentimento de animação com clubes de leituras em meio a um contexto de temores com livros; o outro questiona a relevância da menção de nomes como Clarice Lispector e Machado de Assis em meio aos arquivos de Epstein. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“Traduzir é como fazer uma leitura ultraprofunda e refinada da obra que se está traduzindo, e a gente aprende com isso.”
|
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
|
PublishNews, Monica Ramalho, 13/02/2026
Há mestres que ensinam por livros e outros, pelo jeito de viver a própria existência. No recente Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior – 81 Lições do Método Sue (Rosa dos Tempos, 2025), Cidinha da Silva transforma décadas de convivência com Sueli Carneiro em reflexão organizada, propondo uma leitura encarnada de um pensamento que moldou gerações. "Sueli sempre me disse que eu era disciplinada e é verdade, meus caminhos tendem a ser mais retos, embora eu dance, ou procure dançar com o tempo", reflete a escritora para, logo adiante, confirmar: "Minhas estratégias de vida passam sempre por saber de onde eu vim, quem sou e onde quero chegar; por saber quem é a minha gente, com quem eu conto de verdade e, acima de tudo, por não alimentar ilusões". Sábia Cidinha. Nesta entrevista ao PublishNews, a autora fala sobre o momento em que decidiu transformar a convivência em legado compartilhável, comenta sobre os próprios medos nessa escrita e reflete sobre epistemologias negras e a disputa por novos imaginários. Leia na íntegra!
PublishNews, Monica Ramalho, 13/02/2026
Você sabia que existe uma revista online e independente de literatura na Bahia? Mais precisamente, em Salvador, onde nasceram Ewerton Ulysses Cardoso e Carol Antunes, dois editores. O terceiro se chama Kaio Moreira Veloso, e tem as raízes fincadas em Minas Gerais. Com peridiocidade bimensal, a revista O Odisseu é feita pelos jovens pesquisadores, de olho nos movimentos livreiros no Brasil e no mundo. Ewerton é atraído para a literatura negra, Carol prefere a poesia e a escrita de mulheres e Kaio tem apreço pela tradução e pelos estudos dos clássicos da literatura universal. Há cinco anos, o trio rege uma orquestra de mais de 40 voluntários espalhados por cidades como Porto Alegre, Manaus, Natal, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um fica à frente de uma edição, em revezamento. Eles e os colaboradores se dedicam a fazer uma cobertura jornalística da cena literária que desloca o foco dos nomes consagrados. Leia a entrevista na íntegra.
PublishNews, Redação, 10/02/2026
PublishNews, Guilherme Sobota, 09/02/2026
Uma das principais apostas para o primeiro semestre no mercado editorial brasileiro faz sua estreia na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos desta semana: é Rivalidade ardente (Alt), da escritora canadense Rachel Reid, com tradução de Carlos César da Silva. O livro publicado pelo selo infantojuvenil da Globo Livros emplacou dois ISBNs na relação, a edição comum e uma com brindes. Somadas, as duas ocupariam o terceiro lugar da lista geral — isso contando apenas os livros vendidos na pré-venda: o livro teve lançamento oficial no dia 5 de fevereiro, e a lista da semana contabiliza o comércio varejista entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro. O lançamento da versão brasileira do livro coincide com a estreia da série de mesmo nome na HBO Max, marcada para esta semana, dia 13. A obra se encaixa no subgênero "sports romance", que desde 2024 vem se consolidando como uma tendência nos principais mercados de Young Adult do mundo, e no Brasil não seria diferente. A tendência de crescimento foi apontada pelo PublishNews em uma matéria há cerca de um ano e meio. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
|
|
|