Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 23/11/2023
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 23/11/2023

Sob um sol inclemente e com um calor aplacado apenas por uma garoa fina no fim do dia, Paraty recebeu o primeiro dia da Flip 2023, nesta quarta-feira (22), espalhada pela cidade – são 34 casas parceiras neste ano, incluindo a Casa PublishNews, com programação cultural no centro histórico e com uma oferta comercial robusta também no Areal, “do outro lado da ponte”. Adriana Calcanhotto fez um show de abertura contido, enquanto que do lado de lá, o DJ KL Jay agitou a primeira pista da Flipei. Na Casa PublishNews, as discussões do primeiro dia se focaram em aspectos profissionais do mercado editorial. Uma questão que apareceu mais de uma vez, por parte de alguns dos convidados, foi uma preocupação com a concentração do setor em canais de vendas. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

Depois de um primeiro dia de muito calor e casa cheia, a Casa PublishNews iniciou sua programação desta quinta-feira (23) às 9h30 com um café da manhã oferecido pela Benvirá. A programação pela manhã contou ainda com um bate-papo a psiquiatra e comunicadora de saúde, Maria Clara Silveira; o Brasil nos contos de Luis Henrique Pellanda e Maurício de Almeida e os entraves e horizontes para o mercado do livro no Brasil. Às 14h, a programação da Casa PN segue com a mesa As joias de João Carlos Marinho, com participação de Beto Furquim (compositor, poeta, editor e filho do autor) e Cecília Furquim (pesquisadora em Literatura, escritora e filha do autor). A mediação será de Gustavo Tuna (gerente editorial em Literatura do Grupo Editorial Global). Às 15h10, Simei Junior (PoD Manager da Bookwire Brasil) e Eva-Maria Kretschmer (PoD Product Manager da Bookwire Alemanha) conversam com Cinthya Müller (coordenadora comercial da Planeta do Brasil) sobre PoD internacional, seus desafios e oportunidades. A programação ainda falará sobre autopublicação e o mercado de audiolivros no Brasil antes de iniciar o seu segundo happy hour, dessa vez oferecido pela Audible Brasil. Clique no Leia mais para conferir a programação completa desta quinta e início de sexta-feira na Casa PN na Flip.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

O relatório da Nielsen e da MVB que relaciona metadados com vendas de livros foi apresentado pela primeira vez no Brasil na noite desta quarta-feira (22), na Casa PublishNews na Flip 2023. O objetivo é justamente relacionar a quantidade de campos de metadados com o impacto nas vendas. Clique aqui para acessar o relatório. A conclusão do estudo aponta que os metadados não são a única força de vendas, há outros fatores, claro, mas existe sim uma correlação entre ter mais campos de metadados preenchidos e mais vendas. O relatório aponta que ISBNs com metadados completos vendem 2,2 vezes mais no Brasil. O relatório foi apresentado em um painel que reuniu Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil), Mariana Bueno (da Nielsen BookData), e Bruno Mendes (diretor comercial e de marketing do Grupo Ediouro e sócio do PublishNews). Os panelistas também celebraram a aderência que o tema dos metadados teve e continua tendo entre as editoras brasileiras. Segundo o relatório, entre os 100 mil ISBNs mais vendidos do Brasil, 67% tinham campos completos de metadados. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

Começa neste sábado (25) a 37ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara e até 3 de dezembro o evento contará mais uma vez com a participação brasileira. Nesta edição, o Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – levará para a feira 14 editoras e nove autores brasileiros. Os autores brasileiros Amara Moira, Antônio Xerxenesky, Guiomar de Grammont, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Kátia Bandeira de Mello Gerlach, Luiza Romão, Maria Alzira Brum Lemos e Morgana Kretzmann estão com presença confirmada no “Destinação Brasil”. O programa, realizado pela Embaixada do Brasil no México, é focado em promover a literatura brasileira no mercado editorial global e contou com a participação de mais de 80 autores brasileiros renomados ao longo de seus 11 anos de existência. Além da presença dos nove autores, o BP terá também um estande exclusivo do Brasil, o qual receberá as editoras: Árvore, Biblioteca do Exército, Bom Bom Books, Callis, Carochinha, Edições SESC, Editora do Brasil, Girassol, Global Editora, Livraria Internacional SBS, Mil Caramiolas, Ôzé Editora, Panda Books e Todolivro. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

Cerimônia de premiação acontece no Centro Universitário Assunção (UNIFAI) © Pexels kampus productionPara homenagear profissionais das bibliotecas, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) realiza nesta quinta-feira (23), na Vila Mariana, em São Paulo, a cerimônia de entrega do XIV Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo, que destaca profissionais bibliotecárias(os) atuantes em instituições públicas, privadas, terceiro setor, discentes e docentes do Estado de São Paulo. Em sua XIV edição, o Prêmio foi dividido em quatro modalidades: profissional, acadêmica, empresa amiga da biblioteca e cidade amiga da biblioteca. Para dar uma dimensão da importância dos projetos premiados, estão entre eles, o da bibliotecária Ana Virgínia Ferreira do Carmo, que realizou uma ação de mediação de leitura para pessoas em situação de rua no entorno da Biblioteca Mário de Andrade. A premiação será no Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (Rua Afonso Celso, 671/711 – São Paulo / SP). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/11/2023

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias realizou na última sexta-feira (17) a cerimônia do 9º Prêmio ABEU. O evento aconteceu no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (SP), e foi prestigiado por editores, autores, pesquisadores, tradutores, designers gráficos e demais profissionais da cadeia produtiva do livro universitário, que estiveram presentes para a entrega dos troféus. Entre as vencedoras, estão edições da Edusp, EDUFBA, Editora da UFPR, Editora Fiocruz, entre outras. Na premiação, foi conhecida a ordem das nove categorias da premiação: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Projeto Gráfico; Tradução; e Literatura Infantojuvenil, uma novidade desta edição. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

O Enjoei está na Flip 2023 e, para bem marcar sua estreia, o e-commerce de consumo second hand preparou um espaço exclusivo, a Casa Enjoei (Rua Marechal Santos Dias 151). Repleta de referências artísticas e literárias, a casa vai contar com a exclusividade dos desapegos de autoras, influenciadoras e celebridades brasileiras – a curadoria reúne livros, roupas e itens de decoração de Carla Madeira, Tati Bernardi, Fafá de Belém, Camila Coutinho, Astrid Fontenelle, Chico Felitti e outros. “O Enjoei tem um acervo literário enorme, nossa categoria de livros é muito movimentada, por isso faz todo sentido estar na Flip. É um movimento artístico muito valioso, que a gente acredita e fomenta", conta Beta Balbi, Brand Manager do Enjoei. “A Casa Enjoei materializa nosso bom-humor e nossa identidade de marca. É um espaço que conta uma história e amplia nossos alcances, que nasce no ambiente digital e está se inserindo no físico, no ao vivo. A Casa Enjoei abre um caminho de muitas possibilidades e é só o começo”, complementa. A moda também ganha destaque na programação da casa que, em parceria com Centro Universitário Belas Artes, vai oferecer uma oficina gratuita de consultoria de imagem e styling. A ideia é fomentar o conceito de guarda-roupa inteligente. "É possível analisar o estilo, as cores e as combinações de looks que destacam a autoestima de uma pessoa e criar um acervo a partir disso: sustentável, econômico e duradouro. A moda não é passageira e não precisamos de muito. Desapegar é importante", conta Andreia Felix, Customer Sucess na Belas Artes. A experiência acontece no sábado (25), com vagas limitadas e inscrições no local. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

A autora Conceição Evaristo, uma das vozes mais expressivas da literatura brasileira contemporânea, participará do próximo Encontros com autores, do Prêmio Jabuti, uma série de diálogos promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Theatro Municipal de São Paulo. Este penúltimo encontro será realizado no dia 23 de novembro, no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo – São Paulo / SP), às 19h, e terá a mediação de Catita. Conceição Evaristo é também uma das estrelas da programação da Casa PublishNews na Festa Literária Internacional de Paraty 2023. A escritora vai participar no sábado (25/11) da mesa 20 anos de Ponciá Vicêncio: os caminhos que Conceição Evaristo abriu na literatura brasileira, em que será entrevistada pela jornalista Luciana Barreto, da CNN Brasil. Confira a programação completa da Casa PublishNews. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Eu tive uma grande bússola. E essa bússola foram os livros.”
Joumana Haddad
Escritora libanesa
1.
Inquietos por natureza
2.
Negócios à prova do amanhã
3.
Você brilha quando vive sua verdade
4.
Inove para ser único
5.
Amorização
6.
Onde estão as flores
7.
Chamando atenção da sorte
8.
Força, fortaleza!
9.
Plenitude
10.
As aventuras de Mike – A origem de Robson
 
PublishNews, Redação, 23/11/2023

No livro Crie de manhã, administre à tarde - os segredos empresariais por trás do gênio (Maquinaria Editorial), Mauricio de Sousa relata sua jornada, dificuldades e sucessos como empreendedor e como o equilíbrio entre seu gênio criativo e habilidade nos negócios o tornou parte de um legado na cultura brasileira. Escrito em parceria com Renata Sturm e Guther Faggion, a obra revela uma série de valores essenciais para quem deseja obter êxito em seu negócio. A sessão de autógrafos com os três autores será realizada no dia 25 de novembro, a partir das 16 horas, na Livraria Drummond (Av. Paulista, 2073 – São Paulo / SP). Serão distribuídas 50 senhas a partir da abertura da Livraria Drummond, as 10 horas, no dia 25 de novembro, dia do evento. Uma senha por livro adquirido. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

A parte maldita brasileira: Literatura, excesso, erotismo (Tinta da China Brasil, 424 pp, R$ 120) traz 16 ensaios da autora Eliane Robert Moraes sobre o erotismo na literatura nacional, produzidos nos últimos 25 anos de sua pesquisa. Inspirada nos conceitos de Georges Bataille de falta e excesso nas paixões humanas, ela estuda neste volume a obra de escritores tão variados quanto Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Roberto Piva, Reinaldo Moraes e Hilda Hilst. Ela explica que, para Bataille, poesia é sinônimo de dispêndio. Festas, guerras, ritos sacrificiais e espetáculos são exemplos da necessidade de dilapidação que existe em todas as sociedades, segundo o filósofo francês. A literatura é mais um desses casos: ela é, por definição, o celeiro do excedente. “À literatura destina-se, portanto, a tarefa de guardar os restos, as sobras, os estilhaços, os entulhos”, escreve Eliane. A parte maldita brasileira abre com uma viagem pela origem da palavra “puta”, recuperando a etimologia da palavra no século XII francês e as variações nas línguas latinas. A prostituta é recorrente nas reflexões de Bataille, vale observar, e protagonista de diferentes ensaios de Robert Moraes. A crítica dedica estudos aprofundados sobre sua representação e presença na literatura, no imaginário e nos dicionários. Depois de caminhar por diferentes séculos e gêneros, o leitor se depara no ensaio final com uma topografia da produção literária erótica no limiar dos anos 2000.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

Relevante voz da literatura brasileira, Marina Colasanti se destaca por sua produção variada e constante, reflexo de uma autora multifacetada. O livro A disponibilidade da alma (FTD, 224 pp, R$ 67) é uma homenagem à carreira da autora e apresenta um panorama dessa versatilidade ao reunir contos, minicontos, crônicas, poemas, memórias, ensaios e entrevista. Em cada gênero textual presente nessa seleção, Marina se coloca inteiramente à disposição da palavra, trabalhando-a com precisão. A organização do livro foi feita por Vera Maria Tietzmann Silva, pesquisadora da obra de Marina. Vera também assina um prefácio enriquecedor que percorre a trajetória da escritora. Os textos selecionados abarcam um período de cinquenta anos da produção de Marina Colasanti e apresentam temáticas que perpassam toda a sua obra, como o anseio amoroso, a busca da identidade, a condição feminina, a inexorabilidade do tempo, a memória e a dedicação à escrita. Em todos eles, destacam-se o trabalho estético com a linguagem, o recurso a imagens simbólicas e o estilo preciso da autora. Para Aline Araújo, editora de texto do livro, “ele tem como diferencial a robustez. Contém textos emblemáticos da carreira de Marina e outros menos óbvios. É uma antologia ímpar — a primeira com poesia, narrativas ficcionais e textos não ficcionais —, que resume bem o potencial criativo de Marina”.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

Maria Firmina dos Reis e Michel Foucault: diálogos possíveis no romance Úrsula (Appris, 147 pp, R$ 58) lança um olhar para o discurso literário e as possibilidades de análise sob conceitos como autoria, devir e interdição, sempre se atentando às amarras das relações de poder em uma conjuntura. A obra demonstra como os enunciados presentes na tessitura de uma obra literária podem sinalizar “o rosto de uma época”. Para tanto, no primeiro capítulo da obra, a autora fornece elementos da análise do discurso francesa, para que o texto firminiano seja investigado por meio de cenas enunciativas e demonstra como o filósofo Michel Foucault sempre esteve atento ao discurso literário, considerando como uma nova história. No segundo capítulo, a autora aborda os discursos do negro e da mulher, principais temáticas tratadas na narrativa de Úrsula, priorizando a regularidade dos discursos no Maranhão oitocentista. A autora demonstra que o conceito de autoria corresponde a uma função no discurso, e que não é necessário um nome “potente” no cenário literário para tratar “realidades” sociais em um texto de ficção.

PublishNews, Redação, 23/11/2023

Como forma de estabelecer pontes sólidas entre a arte literária e o universo publicitário, João Anzanello Carrascoza brinda os leitores com De Macondo à terra de Marlboro: ficção literária e narrativas do consumo (Editora Unesp, 208 pp, R$ 69). Nos estudos compilados por Carrascoza, os leitores descobrirão como obras literárias não apenas proporcionam uma experiência de leitura envolvente, mas também podem ser valiosas para o ensino da publicidade. O autor examina poemas, contos e romances de escritores tanto brasileiros (como Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto) quanto estrangeiros, clássicos (como Kafka, Tolstói e Borges) e contemporâneos (como Rosa Montero, Lydia Davis e Afonso Cruz). Ao abordar uma variedade de tópicos que atuam como elos em uma corrente, destaca a centralidade do consumo e as estratégias da publicidade de maneira única. Em resumo, De Macondo à Terra de Marlboro é uma obra que revela como o país fictício criado para promover uma marca de cigarros compartilha raízes fabulosas com a aldeia de Gabriel García Márquez. É uma leitura essencial para estudantes e pesquisadores nas áreas de comunicação e literatura, especialmente para aqueles interessados na interseção entre esses dois campos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.