Publicidade
Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2023 terá participação de 14 editoras e nove autores brasileiros
PublishNews, Redação, 23/11/2023
Autores como Amara Moira, Antônio Xerxenesky, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Luiza Romão participarão do Destinação Brasil; já as editoras brasileiras terão dois dias de matchmaking

Começa neste sábado (25) a 37ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara e até 3 de dezembro o evento contará mais uma vez com a participação brasileira.

Nesta edição, o Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – levará para a feira 14 editoras e nove autores brasileiros.

Os autores brasileiros Amara Moira, Antônio Xerxenesky, Guiomar de Grammont, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Kátia Bandeira de Mello Gerlach, Luiza Romão, Maria Alzira Brum Lemos e Morgana Kretzmann estão com presença confirmada no “Destinação Brasil”. O programa, realizado pela Embaixada do Brasil no México, é focado em promover a literatura brasileira no mercado editorial global e contou com a participação de mais de 80 autores brasileiros renomados ao longo de seus 11 anos de existência.

Além da presença dos nove autores, o BP terá também um estande exclusivo do Brasil, o qual receberá as editoras: Árvore, Biblioteca do Exército, Bom Bom Books, Callis, Carochinha, Edições SESC, Editora do Brasil, Girassol, Global Editora, Livraria Internacional SBS, Mil Caramiolas, Ôzé Editora, Panda Books e Todolivro.

O espaço contará ainda com uma programação de eventos que prometem capturar a atenção das editoras e profissionais presentes para a literatura brasileira.

No dia 27, às 10h, acontecerá um matchmaking acompanhado por café da manhã com editoras do Reino Unido. Já no dia 29, às 14h, será a vez das editoras colombianas participarem de um matchmaking no estande do Brasil, seguido, a partir das 16h30, pelo Caipirinha Hour, tradicional evento que reúne centenas de profissionais do mercado editorial para um momento de descontração e networking.

“A participação brasileira nesse palco literário é crucial para fortalecer os laços entre as nações e destacar a riqueza e a variedade de nossa produção literária”, aponta Sevani Matos, presidente da CBL. “Além de proporcionar visibilidade aos nossos autores e obras, a presença brasileira na feira contribui para o intercâmbio de ideias, o enriquecimento cultural e a promoção da língua portuguesa no cenário internacional”, finaliza.

Já Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, destaca que a Feira do Livro de Guadalajara é um espaço privilegiado para celebrar a literatura brasileira. Um exemplo disso, segundo ela, é a oportunidade de divulgação da versão em espanhol do Catálogo de Livros e Direitos Autorais do programa. O material, que é disponibilizado de maneira gratuita e digitalmente, reúne centenas de obras brasileiras com direitos autorais disponíveis para o mercado internacional.

Confira a programação:

Segunda-feira, 27 de novembro

10h | Matchmaking e café da manhã com editoras do Reino Unido
Estande do Brasil

Quarta-feira, 29 de novembro

14h | Matchmaking com editoras colombianas
Estande do Brasil

16h30 | Caipirinha Hour
Estande do Brasil

18h às 18h50 | FIL Literatura
Destinação Brasil
Salão A, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participantes: Jeferson Tenório, Antônio Xerxenesky e Maria Alzira Brum Lemos Moderação: Fernando Coimbra

Quinta-feira, 30 de novembro

18h às 18h50 | FIL Literatura Destinação Brasil
Salão A, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participantes: Morgana Kretzmann, Luiza Romão e Kátia Bandeira de Mello Gerlach
Moderação: Pierre André Ruprecht

Sexta-feira, 1º de dezembro

18h às 18h50 | FIL Literatura
Destinação Brasil
Salão A, Área Internacional, Expo Guadalajara
Participantes: Amara Moira, Itamar Vieira Junior e Guiomar de Grammont
Moderação: Ricardo Sánchez Riancho

[23/11/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
A partir deste sábado (29), agenda inclui sessões de matchmaking, painéis sobre literatura afro-brasileira e amazônica e encontros com cinco escritores nacionais
Editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers movimentam mais de USD 14 milhões em negócios internacionais em seis meses
Anúncio foi feito na última quinta (27), em uma coletiva de imprensa realizada no Salão Aldo Moro do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália
Leia também
O apoio financeiro pode cobrir parte dos custos de publicação de uma obra, incluindo a tradução de uma obra do polonês para outro idioma
Presidente equatoriano Daniel Noboa impôs uma tarifa de 30% a diversos produtos colombianos, uma medida que, de forma inédita, inclui livros impressos
Editora está com vagas abertas para auxiliar de logística e de jovem aprendiz