
O roteiro será conduzido pelo jornalista Rafael Sento Sé, autor da obra que, pela primeira vez, reconstrói a estadia de três meses de Jane Catulle Mendès no Rio de Janeiro, em 1911, em plena Belle Époque. Foi dessa vivência que nasceu La ville merveilleuse, livro de 33 poemas no qual a parisiense descreve a paisagem carioca e os lugares que visitou, consagrando a expressão que atravessou o século.
O ponto de partida do passeio, a Praça José de Alencar, abrigava o antigo Hotel dos Estrangeiros, onde a poeta se hospedou e realizou uma pioneira coletiva de imprensa para divulgar as conferências que veio proferir na cidade. Ao longo do percurso, de intensidade leve, Rafael apresentará imagens, documentos e relatos que ajudam a visualizar o Rio do início do século XX, destacando resquícios que ainda permanecem de pé.
“Este ano da visita da madame Catulle Mendès foi repleto de acontecimentos impressionantes e pouco conhecidos nos dias de hoje. Em 1911, as mulheres foram às ruas comemorar a homologação do Partido Republicano Feminino e um aviador realizou o feito de voar pela primeira vez sobre a Baía de Guanabara. São episódios sobre os quais também vou falar neste tour”, adianta ao autor, em release enviado à imprensa.
A caminhada termina na livraria Instante do Leitor, localizada na galeria do Cinema São Luiz, onde os participantes poderão adquirir o livro com brindes especiais. A atividade conta com apoio da Autêntica Editora, da Associação Estadual de Livrarias e do Demi Boteco.


