Publicidade
Claudia Roquette-Pinto e Henrique Rodrigues criam projeto para estimular a leitura
PublishNews, Redação, 07/01/2026
Leituras no Centro formará agentes para rodas de leitura, contação de histórias e intervenções poéticas no Centro do Rio. Leia a notícia e veja como contribuir

Henrique Rodrigues e Claudia Roquette-Pinto © Divulgação
Henrique Rodrigues e Claudia Roquette-Pinto © Divulgação
A literatura pode abrir espaço no meio do caminho entre o escritório, a sala de aula e a rua que inspirou tantos escritores — e qualquer pessoa pode contribuir para fazer essa mágica acontecer. Os escritores Claudia Roquette-Pinto e Henrique Rodrigues colocam no mundo o Leituras no Centro, projeto que aposta na força da leitura compartilhada para ocupar o coração do Rio de Janeiro com livros, vozes e escuta. Em fase piloto, a iniciativa está com campanha de financiamento coletivo no Catarse, convidando o público a contribuir financeiramente para viabilizar a formação de agentes de leitura e a realização de ações literárias contínuas na região central da cidade.

O projeto propõe a realização sistemática de atividades voltadas ao estímulo da leitura, da criação literária e da formação de novos leitores. Empresas que apoiarem a campanha poderão receber não apenas a visita dos agentes de leitura, mas também palestras para funcionários, ministradas pelos dois coordenadores do projeto.

A primeira etapa prevê a oferta de 15 vagas para um curso gratuito de formação de agentes de leitura. Serão quatro aulas de 3h cada, sendo duas on-line e duas presenciais, no Centro, na segunda quinzena de março. Interessados podem se inscrever pelas redes sociais do projeto.

Ao final, serão selecionados três participantes, que receberão bolsas mensais de R$ 1.000 para atuação, por quatro meses, em escolas, empresas e espaços públicos do Centro do Rio, sob coordenação profissional. As ações incluem saraus, contação de histórias, intervenções poéticas urbanas e círculos de leitura, totalizando 50 atividades por mês, com impacto direto estimado em cerca de três mil pessoas.

A proposta nasce da parceria entre o Instituto Caminhos da Palavra, entidade dedicada à promoção do livro e da leitura, e o Afluentes, espaço criativo no Centro do Rio que reúne encontros sobre cultura, coletividade e desenvolvimento pessoal. A iniciativa busca romper barreiras simbólicas que afastam o público dos livros e das manifestações literárias de oralidade.

Henrique Rodrigues, autor de 26 livros, gestor cultural há mais de duas décadas e colunista do PublishNews, diz que a ideia é apresentar a literatura como um tempo e espaço de troca, escuta e invenção. "Investir em agentes de cultura é, literalmente, o fundamento para que melhoremos os nossos péssimos índices de leitura. Essa é uma contribuição que tende a dar ótimos resultados, uma vez que não espera pessoas iniciadas procurarem a literatura, mas faz o movimento inverso: a arte da palavra vai até onde o povo está", provoca, em entrevista ao PN.

Para Claudia Roquette-Pinto, poeta reconhecida na cena literária brasileira, a leitura tem poder transformador. “Esse projeto nasce do desejo de plantar experiências que também contribuam para um processo amplo de tornar o Centro do Rio de Janeiro mais vivo e poético. Queremos colocar as leituras no centro das atenções”, conta, em nota enviada à imprensa.

A primeira fase do Leituras no Centro será realizada nos próximos meses. Na sequência, os idealizadores pretendem buscar patrocínios para a ampliação do projeto, com a formação de ao menos dez agentes de leitura, de modo que essas atividades se consolidem de forma permanente na vida cultural do Centro do Rio.

[07/01/2026 10:51:04]
Matérias relacionadas
Leia também: o local de trabalho dos escritores e como o mercado de livros físicos sobrevive à beira do Rio Sena
Iniciativa ocorre de janeiro a fevereiro e conta com pontos de coleta instalados nos corredores de 46 shoppings
Livro da professora Leigh Claire La Berge chega ao Brasil em janeiro, propondo uma leitura interespécies da história econômica ocidental
Leia também
Roteiro será conduzido pelo jornalista Rafael Sento Sé​, autor da obra que, pela primeira vez, reconstrói a passagem de Jane Catulle Mendès pelo Rio de Janeiro, em 1911
A nossa editora-assistente acompanhou a mais notória atividade da Academia Brasileira de Letras, um momento de confraternização semanal dos acadêmicos
Ano começou forte para escritora no país, com adaptação para os cinemas e lançamento de novo livro em março