Publicidade
Poesia em Cartaz transforma ruas de Fortaleza em palco para 80 poetas locais
PublishNews, Redação, 10/09/2025
Projeto mistura nomes já consagrados – como Mailson Furtado, Stênio Gardel, Tércia Montenegro, Ana Miranda e Lira Neto – a jovens poetas e escritores estreantes

Outdoor do Poesia em Cartaz, em Fortaleza © Divulgação
Outdoor do Poesia em Cartaz, em Fortaleza © Divulgação

Até dezembro, as ruas de Fortaleza (CE) serão ocupadas pela palavra poética. O projeto Poesia em Cartaz, idealizado pelo publicitário e escritor Paulo Fraga-Queiroz, vai espalhar versos de 80 poetas, letristas e escritores em outdoors pela cidade e sua região metropolitana.

A ideia nasceu de um gesto de amizade: a empresária Musa Santos presenteou o autor com 20 outdoors para divulgar o lançamento de seu lançamento, Pássaros de Giz (7Letras, 2025). Em vez de usar os painéis apenas para si, Paulo decidiu compartilhar o espaço.

“Ao lançar luz sobre o trabalho dos nossos poetas, valorizando e ampliando suas vozes, torço para que seja um presente para a cidade de Fortaleza e, por consequência, para a literatura brasileira”, diz ao PublishNews o curador Paulo Fraga-Queiroz, que quis transformar a cidade em antologia a céu aberto, reafirmando a força da poesia como experiência pública e democrática.

O gesto se multiplicou e ganhou força coletiva: os 20 outdoors viraram 80, reunindo um mosaico diverso de vozes que vai de nomes já consagrados – como Mailson Furtado, Stênio Gardel, Tércia Montenegro, Ana Miranda e Lira Neto – a jovens estreantes, representando diferentes expressões de gênero, raça e origem social.

Para Stênio, que despontou na cena ao vencer o National Book Award (EUA), na categoria Literatura Traduzida, um feito inédito para o Brasil, com A palavra que resta (Companhia das Letras, 2021), “o projeto põe a literatura na rua, para todo mundo ler, que seja um convite para ler mais”.

Este ano, quem circular por bairros como Aldeota, Maraponga, Messejana, Parquelândia e Benfica encontrará versos impressos em escala monumental. Trechos como “O bom da vida é teimar” (Stênio Gardel), “Toda palavra é uma paisagem com ar e lugar dentro dela” (Tércia Montenegro) e “Tanto penso e sinto entre palavra e silêncio, esse labirinto” (Paulo Fraga-Queiroz) dão a medida da pluralidade poética que vai ocupar a paisagem urbana.

O encerramento do Poesia em Cartaz está previsto para dezembro, ainda sem data definida, com um grande sarau aberto ao público na praça do Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410 - Fortaleza / CE), quando os poemas ganharão voz dos próprios autores e serão projetados na fachada do museu.

O projeto é uma realização de Paulo Fraga-Queiroz, que também assina a curadoria, organização e produção. A proposta conta ainda com o apoio de um conselho técnico formado por Alan Mendonça, Alexandre Barbalho, Cliff Villar, Kelsen Bravos, Luciana Targino, Mailson Furtado, Mona Gadelha e Nazaré Fraga. O projeto gráfico e o design visual são de Gesse Colares e do próprio Paulo Fraga-Queiroz.

O Poesia em Cartaz só ganha força graças às parcerias institucionais e de mídia, com apoio da Bandeirantes Mídia Exterior, Divulcart, RH Outdoor, Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) e do Caderno Vida & Arte do jornal O Povo.

Mais informações no Instagram do Poesia em Cartaz.

[10/09/2025 10:12:27]
Leia também
Iniciativa foi idealizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a ONG Viagem do Livro
Marcelino Freire, Giovana Madalosso e Dolores Reyes são os próximos entrevistados por Katy Navarro no programa da MEC
Antes de Fernandes, já haviam integrado a residência chinesa os autores Paulo Scott, em 2019, e Emilio Fraia, em 2024