Publicidade
Área Indie: Zumbi dos Palmares em suspense e horror
PublishNews, Redação, 28/08/2024
Seção publieditorial do PublishNews destaca essa semana romance contemporâneo afrofuturista de Israel Neto; quinto livro do autor, 'A cabeça de Zumbi' conecta temas atuais em pauta no país e no movimento negro

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana a Área Indie tem uma novidade.

O autor Israel Neto, nome conhecido do afrofuturismo, autor de obras de grande circulação como Não podemos esperar (Editora Nua) e Amor bano em terras brasileiras (Editora Kitembo), acaba de publicar A cabeça de Zumbi, um romance contemporâneo de suspense e horror que evoca Zumbi dos Palmares por meio de uma sociedade secreta.

A obra é o quinto livro do autor, que também é roteirista de quadrinhos e editor na Editora Kitembo. Após três anos do último romance, Neto explora o gênero do suspense e horror. “Infelizmente, ainda são poucos autores negros que escrevem nesse gênero literário, tão potente e cativante. Poder contar um pouco de Palmares e zumbi por meio desse gênero é assustadoramente incrível”, destaca o autor.

A obra conecta temas atuais em pauta no país e no movimento negro, como apropriação cultural, racismo estrutural, a persona dos heróis da pátria, oligarquias, entre outros temas. Utiliza conceitos dos povos angolanos e tão presentes no nosso imaginário como a Kalunga, tida para alguns como a morte ou o Céu e para outros como o Mar. Conectando tudo isso está Zumbi dos Palmares e duas jovens jornalistas pernambucanas chamadas a cumprir uma missão.

Neto destaca que A cabeça de Zumbi é uma reflexão sobre nosso patrimônio histórico e imaterial negro, ao mesmo tempo, reivindica o uso potente das nossas vozes para um bem comum. Regado com uma pitada de humor, um pouco de revolta, sustos, sensação de náusea e todos os itens que um bom livro de suspense e horror devem ter.”

Sinopse da obra:

Uma sociedade secreta atua há séculos tentando garantir a passagem de Zumbi dos Palmares pela Kalunga, uma descoberta arqueológica nas obras do metrô em Pernambuco, revela o último artefato que a seita busca. Porém, uma jornalista e uma influencer terão que entender o poder de suas vozes para garantir o descanso do líder palmarino.

Sobre o Autor:

Israel Neto é escritor, dramaturgo e editor. Participou de diversas antologias literárias da literatura periférica e negra entre 2009 e 2015. Autor dos livros: Amor Banto em terras brasileiras, Os planos secretos do regime, Ancestral, Não podemos esperar, e do lançamento A cabeça de Zumbi. Recebeu os prêmios Jovem Brasileiro, 2011, Funarte Hip Hop em 2014 e Prêmio Odisseia de literatura fantástica, 2021. Tem desde 2018 fomentado a cena de literatura negra afrofuturista, em sua produção literária e na publicação de outras autoras e autores.

O livro é editado pelo próprio autor e está disponível para venda no site da Editora Kitembo, responsável pela distribuição.

A cabeça de Zumbi
Autor: Israel Neto
Páginas: 124
Preço: R$ 39,90
Onde comprar: https://www.editorakitembo.com.br/a-cabeca-de-zumbi-israel-neto

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
[28/08/2024 10:00:00]
Leia também
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Outras colunas
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial