Publicidade
Carla Amorim Neves Gonçalves transforma bloqueio criativo em método para encontrar histórias e vozes
PublishNews, Redação*, 13/08/2025
Em seus livros, autora compartilha trajetória pessoal e apresenta a Escrita Sistêmica, abordagem que une técnica, autoconhecimento e acolhimento

A frustração de não conseguir concluir um texto, aprovar uma publicação científica ou simplesmente colocar no papel o que se deseja comunicar foi, por muito tempo, a realidade da professora e pesquisadora Carla Amorim Neves Gonçalves. Como docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ela viveu na pele o impacto do bloqueio criativo: tristeza, hipertensão e baixa autoestima. Foi dessa experiência que nasceu a Escrita Sistêmica, método que une ferramentas práticas e reflexões profundas para ajudar escritores — e qualquer pessoa que precise se expressar — a vencer a chamada síndrome da página em branco.

Essa jornada pessoal e profissional deu origem a seus dois primeiros livros: A síndrome da página em branco e Prazer em escrever: guia para escritores iniciantes. Lançadas durante a Flip 2025, as obras oferecem um passo a passo para quem quer escrever mas enfrenta insegurança, autocrítica excessiva, falta de disciplina ou simplesmente não sabe por onde começar.

Mais do que guias técnicos, os livros são convites ao autoconhecimento. Carla propõe ao leitor identificar se seus bloqueios têm origem em questões de organização e comportamento ou se estão ligados a memórias e crenças inconscientes herdadas. Ao trazer essas histórias à consciência, ela acredita que é possível dissipar barreiras e abrir espaço para que cada pessoa coloque sua mensagem no mundo.

O método, que já havia sido apresentado no formato digital em 2022 e se tornou campeão de vendas na Amazon Brasil, valoriza a singularidade de cada voz e reafirma que “não existe uma única vida na Terra cuja história não valha a pena ser contada”.

Gaúcha de Rio Grande (RS), Carla Amorim Neves Gonçalves é bióloga, doutora e professora universitária há mais de 20 anos. Apaixonada por leitura e escrita, decidiu trilhar um caminho de reconexão com sua essência, unindo ciência, sensibilidade e prática literária. Em seu trabalho, busca inspirar e apoiar novos escritores e comunicadores a vencer bloqueios e a encontrar prazer no ato de escrever.

A síndrome da página em branco
Autora: Carla Amorim Neves Gonçalves
Páginas: 207
Onde comprar: Amazon

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
[13/08/2025 12:18:46]
Leia também
Livro costura ficção e realidade, levando o leitor a refletir sobre dilemas pessoais, políticos e coletivos
​A menina que acreditou que o mundo não poderia ser dela reflete sobre os limites impostos pelas vozes externas e a descoberta da própria força interior
Sâmara Lígia explora o universo lúdico e colorido repleto de seres mágicos e encantamentos cotidianos
​Mais do que uma simples fábula, obra é um convite para crianças e adultos refletirem sobre resiliência, empatia e a força de acreditar nos próprios sonhos​
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta quatro novidades da literatura infantojuvenil
Outras colunas
Livro se aproxima da tradição dos romances de formação tardia, ou seja, histórias de adultos que, em meio ao colapso de certezas, descobrem que crescer não é apenas uma questão de idade
Será que as vendas, a visibilidade das obras e a movimentação de novos circuitos de consumo podem se beneficiar?
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Livro costura ficção e realidade, levando o leitor a refletir sobre dilemas pessoais, políticos e coletivos
Livro exerce função essencial no debate ambiental para além das negociações de chefes de Estado