Prêmio Bartomeu Melià vai reconhecer projetos de educação intercultural de países da América do Sul
PublishNews, Redação, 26/05/2023
Premiação visa reconhecer projetos de educação multilíngue de instituições educativas, ONGs e centros de educação não-formal que trabalhem em Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI e o Ministério da Educação e Ciências – MEC e Secretaria de Políticas Linguas do Paraguay - SPL lançaram a primeira edição do Prémio Ibero-americano de Educação Intercultural e Plurilingue, em homenagem a Bartomeu Melià. A premiação visa reconhecer projetos de educação intercultural e multilíngue de instituições educativas, ONGs e centros de educação não-formal que trabalhem em Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil. Para saber mais detalhes, clique aqui. As inscrições devem ser feitas por e-mail para premiomelia@oei.int.

O prêmio será anunciado nos dias 14 e 15 de novembro. Clique aqui para consultar o edital e conferir todas as informações necessárias. O cadastro e outras dúvidas estão sendo feitas em espanhol.

As organizações responsáveis pelo prêmio apostam nas línguas e culturas da região, com o objetivo de fomentar as ações educativas que fortaleçam a interculturalidade e o plurilinguismo na Ibero-américa. Este reconhecimento será atribuído em duas categorias distintas: na categoria A, serão distinguidos centros escolares de educação formal e, na categoria B, organizações da sociedade civil e de educação não-formal.

Poderão apresentar candidaturas as entidades que se insiram nas categorias apresentadas e sejam provenientes do Paraguai, Bolívia, Argentina ou Brasil, países que fazem parte deste projeto. O Prêmio consistirá num cheque no valor de US$ 3 mil para cada uma das categorias.

Este prêmio é uma iniciativa da OEI Paraguai que, em anos anteriores, já havia atribuído um reconhecimento a Meliá pelo seu compromisso com os povos indígenas e pelos seus contributos académicos etnológicos e antropológicos no que toca ao estudo dos povos guaranís e da própria língua guaraní, que ainda hoje é classificada como uma das línguas oficiais do Paraguai.

[26/05/2023 10:00:00]