Obras brasileiras serão expostas na Creative Week de Nova York em maio
PublishNews, Redação, 30/04/2024
Projetos gráficos de obras das editoras Paz & Terra, Carambaia e Panda Books venceram o concurso da Type Directors Club na categoria comunicação visual

Box 'As eras' | © Divulgação
Box 'As eras' | © Divulgação
O Type Directors Club, instituição americana que completa 70 anos em 2024 e que existe para apoiar e celebrar o sucesso da comunidade criativa, anunciou os vencedores do seu concurso global de tipografia e design.

Na categoria Comunicação visual, foram premiados o box As Eras (Paz & Terra), do historiador Eric Hobsbawn, idealizado pelo designer carioca Leonardo Iaccarino; a edição de Às vezes dá vontade de chorar feito criança (Carambaia), livro de Heinrich Böll, com projeto de Laura Lotufo; e a série de clássicos internacionais da Panda Books, com projeto feito pela Casa Rex.

Todas as obras estarão em exposição na Creative Week, de Nova York, entre os dias 13 e 17 de maio e figurarão ao lado de projetos de grandes marcas como New York Times, Nike, Apple, Netflix e Amazon.

Sobre o box As Eras, toda a concepção foi realizada internamente pela editora sediada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, cujo departamento de design é comandado pelo designer Leonardo Iaccarino, formado pela ESDI/ Uerj.

“Os livros, lado a lado, em ordem cronológica dos períodos retratados, formam o nome do autor, que foi aplicado numa tipografia bem vertical. Com o recurso, busquei simbolizar graficamente poder e abismos sociais, aspectos abordados na obra do autor”, explica Iaccarino.

O site da agência de design Casa Rex, responsável pelo projeto da Panda Books, descreve a ideia das edições clássicas da seguinte forma: "Uma coleção de clássicos internacionais lançada com o intuito de acrescentar aos textos originais um conjunto de paratextos que facilitem sua leitura e compreensão. Para evidenciar esse caráter multidimensional, criamos uma sobrecapa que cobre apenas a metade inferior da capa. O nome do autor, originalmente revestido de toda a seriedade e verniz dos clássicos — Wilde, Dickens, Dumas —, se vê então reduzido, transformado em simpáticos e informais “Wil”, “Dick” e “Du”."

Coleção de clássicos literários da Panda Books | © Divulgação
Coleção de clássicos literários da Panda Books | © Divulgação

o projeto gráfico de Laura Lotufo para a editora Carambaia se utiliza de diversos recursos visuais para montar uma rede de informações que esclarecem ou complementam as notas originais, por meio de trechos de cartas, dados técnicos, obras futuras de Böll e relatórios do Exército.

[30/04/2024 09:00:00]