
Paralelo a isso, a indústria gráfica tenta negociar com o Ministério da Economia a redução de impostos sobre papéis. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), em 2019 o Brasil contava com cerca de 18 mil gráficas em operação. Com a crise, a estimativa é que entre 4 mil e 5 mil empresas fecharam as portas.
Para entender melhor como funciona a indústria gráfica e de papéis, o podcast dessa semana conversou com Guilherme Monteiro, gerente-executivo de Estratégia e Marketing da Unidade de Papel e Embalagens da Suzano, e com Rafael Vido, um dos sócios da Geográfica.
Eles começaram a conversa fazendo um balanço de como essa indústria se comportou durante o último ano pandêmico.
Segundo Guilherme, a Suzano reportou uma maior queda no mercado em abril passado e a estratégia foi trabalhar um dia de cada vez. “Se a gente olhar os dados do Ibá [Indústria Brasileira de Árvores], que é a associação que cobre o setor de papel aqui no Brasil, ele reporta que o ano de 2020, comparado ao de 2019, foi um ano de 19% de queda na demanda desse mercado de imprimir e escrever, o que para o Brasil é uma notícia boa”, avaliou. Comparando com dados mundiais, esse mercado caiu por volta de 15% e as mesmas consultorias reportam uma queda próxima a 30% na América Latina. E no geral, a estratégia da Suzano foi se aproximar dos seus clientes e colaboradores.
No lado da indústria gráfica, Rafael viu um movimento parecido. Inicialmente com os principais clientes suspendendo projetos maiores e depois, quando o mercado percebeu que a demanda continuava crescendo por conta das pessoas terem ficado em casa, houve uma crise inversa. “A indústria gráfica, como um todo, foi desmontada. A maioria das empresas entrou no programa de redução, fez demissões em massa, só que não houve a diminuição da demanda passado o primeiro impacto da pandemia”, explicou.

Eles explicaram ainda como funcionam os ciclos de produção, como lidar com as demandas reprimidas, as ações que realizaram durante os primeiros meses da pandemia e as expectativas para 2021.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Momento MVB Brasil: Classificação temática Thema
Comida peruana Dona Bertha
Emma - Telecine Play
O grande Gatsby (Antofágica), de F. Scott Fitzgerald
Alma de cowboy - Netflix
Hábitos atômicos (Alta Books), de James Clear
Sprint (Intrínseca), de Jake Knapp
Geográfica
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.