Publicidade
GfK aponta queda de 18,3% do faturamento apurado com a venda de livros no mês de março
PublishNews, Redação, 27/04/2020
O período analisado pela pesquisa é de 2 a 29/03. Pega, portanto, a primeira semana de fechamento do comércio.

Varejo de livros tem mais um mês de queda, aponta GfK
Varejo de livros tem mais um mês de queda, aponta GfK
A GfK e a Associação Nacional de Livrarias (ANL) fecharam o seu relatório mensal que acompanha o varejo de livros no Brasil. De acordo com o instituto de pesquisa, a venda de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento caiu 18,3% em valor e 15,7% em volume. O período analisado é de 2 a 29 de março e a queda é referente à comparação com igual período de 2019. Lembrando que as maiores cidades brasileiras determinaram o seu fechamento na semana do dia 23, ou seja, a interseção entre o intervalo do monitoramento e o período de isolamento é de apenas uma semana. Em números absolutos, a GfK fala que foram vendidas 3,1 milhões de cópias, o que redundou em faturamento de R$ 140 milhões.

Segundo o instituto de pesquisa, no acumulado do ano, já foram vendidos 11,9 milhões de exemplares, 3,2% a menos do que o apurado em igual período de 2019, quando nos três primeiros meses os estabelecimentos monitorados venderam 12,3 milhões. Na mesma base de comparação, o faturamento caiu 5,4%, fechando o primeiro trimestre em 590 milhões, ante os R$ 620 milhões apurados em 2019.

Em março, o patamar de descontos chegou a 15,1%, superior aos 13,8% registrados no ano passado. No acumulado do ano, este índice está 1,3 ponto percentual maior do que o registrado em 2019.

O relatório aponta que o canal livrarias, paradoxalmente, apresentou crescimento de 17,5% em março, enquanto que os outros canais (supermercados e lojas de autoatendimento) caíram 52,5%.

Os gêneros que apresentaram crescimento no período foram Religiões, crenças e esoterismo (19%), HQ e jogos (6%), Ficção Infantil e Juvenil (2%) e Ciências Humanas (1%). As respectivas setas dos demais apontaram para baixo, com destaque para Concurso público (-44%), Direito (-28%) e Ciências Biológicas (-19%).

Clique aqui para baixar o relatório completo.

[27/04/2020 09:00:00]
Matérias relacionadas
Evento ouviu editores, livreiros e distribuidores, teve panoramas internacionais e buscou colocar em prática ações para mudar a realidade do mercado
Evento terá nomes como o presidente da instituição francesa France Livre, Nicolas Roche, e a senadora Teresa Leitão (PE)
Presidente da Bief, órgão ligado ao Ministério da Cultura da França, profissional traz ao Brasil a experiência da Lei Lang
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação