
Criada em parceria com a agência Binder, a ação inaugura um novo momento de comunicação da entidade e reforça a ideia de que a livraria é o lugar onde o livro acontece — e onde leitores, personagens e autores se encontram.
Para ilustrar um movimento em prol das livrarias de rua, nada melhor do que aproveitar uma foto jornalismo-verdade: A inauguração da Janela Livraria, em Laranjeiras, ocorrida neste sábado (15), foi um acontecimento, um bloco de Carnaval, uma espécie de Flip fora de época e reuniu uma multidão apaixonada pela leitura em uma das esquinas mais charmosas do Rio de Janeiro.
O primeiro passo do movimento é o lançamento do vídeo publicitário de pouco menos de 30 segundos, veiculado nacionalmente no YouTube e na programação aberta do SBT. Com linguagem poética, o filme transforma a experiência de circular por uma livraria em metáfora da própria leitura: o folhear das páginas, o gesto de explorar prateleiras, a troca com o livreiro e a emoção de descobrir um novo livro.
A peça da ANL defende que, apesar de tecnologicamente integradas, as livrarias continuam sendo ambientes essencialmente humanos — inovadores justamente por preservarem a dimensão afetiva do encontro entre pessoas e histórias. Ao convocar editoras, associados e leitores a compartilharem o vídeo com a hashtag #VivaAsLivrarias, a entidade pretende impulsionar uma série de ações que serão divulgadas nos próximos meses.
“O movimento #VivaAsLivrarias é maior do que qualquer peça de comunicação. Ele representa um chamado para reconectar as pessoas com o universo do livro e com a experiência única que só as livrarias oferecem”, afirma o seu presidente Alexandre Martins Fontes, em nota exclusiva ao PN.
Assista ao vídeo, em primeira mão!


