Publicidade
ANL lança o movimento #VivaAsLivrarias
PublishNews, Redação, 17/11/2025
Depois de anunciar nova logomarca, entidade divulga, com exclusividade no PN, filme publicitário que destaca as livrarias como ponto de encontro e troca de conhecimentos

Inauguração da Janela Laranjeiras © Monica Ramalho
Inauguração da Janela Laranjeiras © Monica Ramalho
Na semana passada, a Associação Nacional de Livrarias (ANL) anunciou a sua nova logomarca e hoje volta aqui para mostrar em primeira mão, no PublishNews, o filme da campanha #VivaAsLivrarias, um convite ao público para redescobrir as livrarias como espaços de convivência, acolhimento e inspiração.

Criada em parceria com a agência Binder, a ação inaugura um novo momento de comunicação da entidade e reforça a ideia de que a livraria é o lugar onde o livro acontece — e onde leitores, personagens e autores se encontram.

Para ilustrar um movimento em prol das livrarias de rua, nada melhor do que aproveitar uma foto jornalismo-verdade: A inauguração da Janela Livraria, em Laranjeiras, ocorrida neste sábado (15), foi um acontecimento, um bloco de Carnaval, uma espécie de Flip fora de época e reuniu uma multidão apaixonada pela leitura em uma das esquinas mais charmosas do Rio de Janeiro.

O primeiro passo do movimento é o lançamento do vídeo publicitário de pouco menos de 30 segundos, veiculado nacionalmente no YouTube e na programação aberta do SBT. Com linguagem poética, o filme transforma a experiência de circular por uma livraria em metáfora da própria leitura: o folhear das páginas, o gesto de explorar prateleiras, a troca com o livreiro e a emoção de descobrir um novo livro.

A peça da ANL defende que, apesar de tecnologicamente integradas, as livrarias continuam sendo ambientes essencialmente humanos — inovadores justamente por preservarem a dimensão afetiva do encontro entre pessoas e histórias. Ao convocar editoras, associados e leitores a compartilharem o vídeo com a hashtag #VivaAsLivrarias, a entidade pretende impulsionar uma série de ações que serão divulgadas nos próximos meses.

“O movimento #VivaAsLivrarias é maior do que qualquer peça de comunicação. Ele representa um chamado para reconectar as pessoas com o universo do livro e com a experiência única que só as livrarias oferecem”, afirma o seu presidente Alexandre Martins Fontes, em nota exclusiva ao PN.

Assista ao vídeo, em primeira mão!



Tags: ANL
[17/11/2025 09:42:58]
Matérias relacionadas
Novidade faz parte de rebranding da marca, em busca de nova estética contemporânea e atemporal, e foi assinada pela agência Binder
Evento ouviu editores, livreiros e distribuidores, teve panoramas internacionais e buscou colocar em prática ações para mudar a realidade do mercado
Evento terá nomes como o presidente da instituição francesa France Livre, Nicolas Roche, e a senadora Teresa Leitão (PE)
Leia também
Empresa lança Study Prep e Track, destaca proteção de acervos e discute papel estratégico das bibliotecas digitais no desenvolvimento de habilidades para o trabalho
Veja também: a força da Black Friday no Varejo e cinco livros que traçam diferentes perspectivas sobre a participação social afro-latino-americana
Volume reúne toda a poesia e prosa do heterônimo de Fernando Pessoa, com inéditos, variantes e grafia original, no aniversário de 90 anos de morte do poeta