
A iniciativa marca uma ação inédita criada pela livraria, que recebeu mais de 130 obras inscritas no concurso cultural lançado para selecionar os participantes. O processo envolveu avaliação técnica da equipe organizadora e de jurados do mercado editorial: Hubert Alqueres, curador do prêmio Jabuti; Sônia Jardim, presidente do Grupo Editorial Record; mais o quadrinista brasileiro Carlos Ruas e Regina Drummond, escritora e prima do homenageado.
Entre os artistas selecionados, destaque para Luiz Eugênio Quintão Guerra, 66 anos, contemporâneo de Drummond, que ilustrou matérias do poeta no jornal de Itabira e esculpiu três estátuas do poeta em Minas Gerais. Luiz foi convidado para expor, juntamente com Camila Passatuto, Iara Lúcia de Abreu, Traude Nunes Augustin e Marcelo Soares de Carvalho.
No extremo oposto da faixa etária, está o baiano João Guilherme Santana Teixeira, de 18 anos, filho de livreiros, participou pela primeira vez de um concurso nacional e figura entre os cinco vencedores — os outros são André Luis Vieira Matsumoto Santos, Silvio José Pedro, Daielle Basanelli e Kleverson Mariano.
Além das obras premiadas, a exposição exibe duas ilustrações de Pedro Drummond, neto do poeta, cedidas especialmente para o projeto. A mostra também apresenta o processo de modelagem da estátua criada pelo artista plástico Leonardo Salinas, que ficará instalada definitivamente no interior da livraria a partir de dezembro.
“Quando nós pensamos em fazer uma estátua do Drummond, surgiu a ideia de criar algo que envolvesse também o mercado editorial, que desse uma oportunidade para ilustradores trabalharem com a literatura do grande poeta. E esse chamado foi incrivelmente bem recebido, dezenas de ilustradores do Brasil inteiro participaram. E não poderíamos estar mais felizes com o resultado, em um momento em que se discute tanto sobre a importância da arte, da ilustração e da originalidade, essa foi nossa forma de dar uma oportunidade a tanta gente de talento para mostrar ao país, alguns de seus artistas, e suas interpretações da obra de Carlos Drummond que poderão ser vistas na exposição”, diz Pedro Almeida ao PublishNews. Ele é sócio de Diego Drummond e Vitor Tavares na livraria.
Coordenado e produzido por Margô Catelli, o projeto conta com apoio da Câmara Brasileira do Livro, da Associação Brasileira de Difusão do Livro e da Associação Nacional de Livrarias.


