Publicidade
Podcast do PN analisa as Pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
PublishNews, Redação, 20/05/2022
Mariana Bueno (Nielsen), Dante Cid (SNEL) e Vitor Tavares (CBL) participam do programa e analisam os principais resultados vistos na última edição do estudo

Os resultados das pesquisas Produção e Vendas (PeV) e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro foram divulgados nesta terça (17) e vimos que o faturamento das editoras com a venda de livros para todo o mercado registrou um crescimento nominal de 6% mas, em termos reais, queda de 4%.

Já o levantamento Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro revelou um acréscimo nominal de 23% e em termos reais, 12%, no faturamento com conteúdo digital. Ainda assim, o digital continua representando 6% do setor editorial.

Além disso, os números do subsetor de Didáticos também chamaram atenção. Foi o único que apresentou uma queda significativa de 14% em termos reais, e 5% (nominal), refletindo a retração das vendas em ano de pandemia e a migração dos alunos da rede privada para a pública.

São muitos os detalhes que merecem ser analisados, já que 2021 foi um ano atípico que veio depois de outro ainda mais peculiar, ambos afeados pela pandemia de covid-19. Para fazer essa análise, o Podcast do PublishNews chamou, mais uma vez, Mariana Bueno, economista da Nielsen responsável pela pesquisa; Vitor Tavares, presidente da CBL; e Dante Cid, presidente do SNEL.

No bate-papo, eles comentaram os resultados da pesquisa, falaram sobre o crescimento expressivo do subsetor de Obras Gerais e da retomada de Religiosos e do desempenho mais tímido de CTP. “Quando eu olhei o número de CTP este ano eu fiquei feliz. Eu espero que isso seja o indicativo de uma recuperação e que a gente consiga ver uma curva ascendente”, comentou Mari.

Sobre o crescimento dos canais de vendas Livrarias e Livrarias Exclusivamente Virtuais, Mari também analisou: “O impacto da crise das grandes redes para as editoras, ela foi maior que a pandemia e isso aconteceu porque a gente teve o canal Livrarias Exclusivamente Virtuais para as editoras. Então para alguns subsetores, o ano passado, esse canal foi importantíssimo para que a queda não fosse maior”, disse.

Sobre o assunto, Mari lembrou ainda que as livrarias físicas também vendem bem na internet e que o fato deve ser considerado. “Esse canal foi muito importante para as editoras segurarem e se manterem durante a pandemia. Se havia algum questionamento, deixou de existir durante a pandemia”, concluiu.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[20/05/2022 10:00:00]
Leia também
Em mesa do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, fundadores e editores de quatro revistas conversaram sobre os desafios de manter uma publicação; foram elas: Aboio, Aorta, Canarana e Philos
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos
Podcast do PN recebeu o autor de 'A palavra que resta', obra vencedora do National Book Awards; no bate-papo, Stênio falou sobre suas inspirações, sua infância, processo de escrita e sobre seu novo livro
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Lançada pela Moah! Editora, coleção conta com quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet
O poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel lança livro com poemas eroticamente ilustrados, boa parte deles com temática LGBTQIA+
Seção publieditorial do PublishNews traz livros escritos por Daniel Pimentel, Bruno Gualano e Heloisa Hernandez
Escrito por Bruno Gualano e publicado pela Moah! Editora, 'Bel e o admirável escudo invisível' será lançado no sábado (18/05), na Livraria Miúda