Considerando as vendas totais, incluindo as transações com o governo, a queda entre 2006 e 2024 é de 30%, segundo a série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro
Episódio repercutiu as pesquisas com quatro profissionais do setor: Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData, Dante Cid, presidente do SNEL, e Marcial Conte Jr. e Thiago Garcia de Biaggi, das editoras Citadel e Alta Books
Crescimento tímido do mercado editorial brasileiro reforça aposta em livrarias físicas, inovação digital e acolhimento do leitor
Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro apontam que o o setor do livro teve em 2024 um crescimento real de 0,2% no faturamento
Estudo mostra retrato anual do setor editorial, além de incluir levantamento sobre a área digital do mercado
Prazo final para responder questionários das pesquisas é o dia 31 de março
Editoras têm até 19 de março para responderem o questionário para as pesquisas que oferecem importantes instrumentos para se entender o mercado editorial brasileiro
Editoras podem responder às pesquisas até 24 de fevereiro
Estudo apresenta os principais dados do mercado editorial brasileiro e prazo para o envio das respostas termina em 3 de fevereiro
Projeto de Lei que regulamenta descontos em livrarias aguarda discussão no Plenário do Senado; Pesquisa que mede índices de leitura no Brasil apontou perda de leitores
Essa é uma das conclusões do artigo 'Os Fatores de Transformação do Mercado Editorial Brasileiro', elaborado por Nielsen BookData, SNEL e CBL, divulgado agora com exclusividade no PublishNews
Mesmo com a dificuldade em recuperar o preço do livro, a aposta nas bibliotecas virtuais e no digital como um todo tem freado as quedas no subsetor de livros científicos, técnicos e profissionais
Canal cresceu três pontos percentuais e agora representa 15,7% do faturamento, o mesmo de 'livrarias exclusivamente virtuais'; dados são da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro – Ano Base 2023
As livrarias exclusivamente virtuais têm participação de 51,8% no faturamento das editoras de Obras gerais; enquanto isso, subsetor luta com reajuste do preço do livro, que segue distante do praticado no início da série
Programa discute os resultados das pesquisas de produção e vendas do setor editorial, ano base 2023
Números da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro apontam aumento nominal de 4,5% no faturamento das casas especializadas
Um dos destaques da Pesquisa Produção e Vendas foi o crescimento geral do canal de vendas 'site próprio/marketplace' – ou seja, as vendas diretas das editoras para os leitores/consumidores; veja a repercussão do setor
Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro apontou crescimento da participação de Site Próprio/Marketplace no faturamento das editoras; conteúdo digital representa 8% de todo setor
Pesquisas coordenadas pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) revelam os principais dados do mercado editorial
Editoras têm até 1º/03 para responder ao questionário, um dos mais importantes instrumentos para se entender o mercado editorial brasileiro
O prazo para o envio das respostas vai até o dia 2 de fevereiro de 2024, uma sexta-feira
Paper divulgado pela Nielsen mostra como o salto vertiginoso da participação das livrarias exclusivamente virtuais no faturamento das editoras foi catalisado no período pandêmico
Influenciador levou debate para milhões de pessoas ao reclamar do preço de livros, prometeu buscar soluções políticas e foi criticado nas redes
Conversa foi além das manchetes para esmiuçar os resultados, debater os porquês da queda e das possibilidades econômicas de reverter esta diminuição drástica do mercado
Série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro também apontou queda de 3% no faturamento de 2022 em relação a 2021
Livrarias virtuais se tornaram principal canal de vendas, segundo a Pesquisa Produção e Vendas; especialistas ouvidos pelo PN também comentam o preço do livro e o papel das livrarias físicas, feiras do livro e o trabalho das distribuidoras
Fatores sociais e econômicos têm impacto no baixo desempenho no setor em 2022, mas pela primeira vez parcela digital ajudou a segurar a queda
Mesmo com os melhores resultados apresentados entre todos os subsetores, editoras ainda demonstram preocupação com os canais de distribuição e aumento do valor na produção das obras
Reposições menores dos programas de livros didáticos e eventuais atrasos são apontados como razões para a queda nos números; veja a repercussão entre as editoras
Para conversar sobre os principais números, a equipe do podcast recebeu o presidente do SNEL, Dante Cid, a presidente da CBL, Sevani Matos, e a economista Mariana Bueno, da Nielsen BookData