Publicidade
Tudo o que você precisa saber sobre 'A grande livraria'
PublishNews, Redação, 11/05/2022
Estande coletivo de 300 m² na Bienal do Livro de SP pretende reunir o maior número possível de livrarias em um projeto inovador

Na noite da última terça (10), Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes), Beto Ribeiro (Livraria Simples) e Claudia Machado (Catavento Distribuidora) participaram de uma live mediada pelo PublishNews para contarem os detalhes do estande coletivo A grande livraria, que estará na Bienal Internacional do Livro de São Paulo (02 a 10/07).

Iniciativa de um grupo de livrarias associadas à ANL – Martins Fontes, Leonardo da Vinci, Livraria da Vila, Travessa, Livraria Simples, Janela e Leitura –, o estande coletivo terá 300 m² e pretende reunir o maior número possível de livrarias para participar do projeto que quer transmitir para os visitantes do evento a experiência de visitar uma livraria dentro da Bienal.

Alexandre contou que a ideia desse estande coletivo surgiu de um grupo criado por diversas livrarias durante a pandemia. Com reuniões semanais, esse grupo divide histórias, problemas, conquistas e cria ideias para inovar seus negócios. “Esse estande, acima de tudo, quer sinalizar a importância das livrarias – não por acaso o nome será Tudo começa na livraria – e a ideia é tentar reunir o maior número possível de livrarias – grandes, médias e pequenas”, explicou.

A Bienal acontecerá em São Paulo, mas livrarias de todo o Brasil podem participar. “O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de ter um grupo de livrarias ocupando um espaço na Bienal”, contou Beto Ribeiro, da Simples. Desde que a Saraiva deixou de participar do evento, a Bienal não contava com a presença de uma livraria no local.

A Catavento será a responsável por administrar o estande e cuidar da logística. Já a equipe de atendimento será contratada pela distribuidora, mas será indicada pelas livrarias participantes. Para participar do estande, as livrarias devem preencher um formulário on-line.

Para fazer o estande acontecer, a Catavento reuniu o custo para ter um espaço na Bienal e o custo da montadora. Esse valor foi dividido por 100 e cada livraria que se juntar ao projeto entrará como investidor.

As livrarias podem comprar de uma a 15 cotas, cada uma no valor de R$ 5 mil. Independente da cota adquirida, todas elas terão a mesma divulgação e espaço dentro do estande. O lucro – ou prejuízo – também será de acordo com a quantidade de cotas compradas. “O mais importante é que nós não estamos entrando nesse projeto com a ideia de ganhar dinheiro. Estamos entrando porque acreditamos nele e no que está por trás dele, que é justamente é essa sinalização da importância das livrarias físicas e a importância de que essas livrarias físicas estejam juntas”, frisou Alexandre.

Livrarias interessadas em participar podem preencher o formulário e, caso tenham dúvidas, podem escrever para marketing@cataventobr.com.br.

A live completa - com cotas as explicações sobre o projeto, você confere abaixo.

[11/05/2022 11:00:00]
Matérias relacionadas
Transpo Express, Citadel e Catavento estão entre as companhias mobilizadas para coletar e distribuir doações
Iniciativa começa no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro; ação celebra os encontros e conexões proporcionados pelas livrarias e incentiva o uso da #VisiteUmaLivraria
Leitores poderão encontrar os títulos publicados pela editora catarinense em cerca de dois mil novos pontos de venda pelo país
Leia também
Sede da editora em São Paulo está atuando como ponto de coleta para quem puder fazer doações
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Em 'Como enfrentar o ódio', empresário e influenciador detalhará as formas pelas quais o ódio tomou conta do país e esteve presente em sua vida; obra será lançada ainda em 2024