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PublishNews, Redação, 14/08/2018
A partir de estudo de publicação que circulou no século XIX, Tania Regina de Luca traça cenários do trânsito de imagens entre Brasil, Portugal e França

Seria possível que um leitor parisiense, lisboeta ou fluminense tivesse acesso quase simultâneo às mesmas estampas em pleno século XIX? Contrariando nossas expectativas, Tania de Luca mostra que sim: o diálogo cultural e simbólico era intenso e rápido, muito mais do que imaginaríamos, numa riqueza e diversidade impressionantes. A ilustração (1884-1892) (Editora Unesp, 274 pp, R$ 68) convida o leitor a rever velhas noções de recepção passiva e influência, bem como todas as metáforas associadas ao espelho e ao reflexo quando se pensa nas distâncias culturais entre a Europa e nosso país. Ao longo de três capítulos preenchidos com informações de variadas fontes documentais pinta-se um quadro que registra claramente o desejo de os leitores do século XIX não só quererem saber o que passava com o mundo, como também de quererem vê-lo. Na obra, o que iremos ver são trocas nos dois sentidos, com apropriações, reapropriações e criações múltiplas, num cenário tão profícuo quanto seminal.

[14/08/2018 07:00:00]
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