Publicidade
Publicidade
Eu voltei!
PublishNews, 25/04/2013
Eu voltei!

A saudade não me deixa ficar longe desta coluna querida. Além de amar o PublishNews e sua equipe, simplesmente não consigo viver sem os feedbacks e emails dos leitores queridos (sem ironia). Leitores estes que em alguns casos se tornaram grandes amigos.

Mas desde minha última coluna muita coisa aconteceu, não é? Bom, vamos passar a limpo rapidamente: as gigantes dos e-books se estabeleceram no país, abriram quiosques e entraram na briga; já tem editora vendendo 5% de seu faturamento em livros digitais (haha, não posso dizer qual); quase todas as editoras brasileiras já têm, pelo menos, um responsável pela distribuição e gerenciamento de conteúdo digital; o Kobo Glo é o leitor preferido dos brasileiros (este dado é por minha conta); cursos sobre o digital estão pipocando; autores começam a vislumbrar as possibilidades digitais; grandes autores internacionais estão assinando exclusividades com ebookstores e o acervo digital está lindo e cada vez mais atraente. Como nas minhas primeiras colunas, continuo tendo a sensação de dez anos de mercado em um.

As iniciativas de meus companheiros de digital também são um sucesso: lembram da AED? Vingou! Fazem vários encontros e estão preparando cursos com foco no profissional digital.

Temos também diversos obstáculos ainda para derrubarmos: o governo ainda não nos forneceu uma legislação que enquadre o e-book, os editais ainda são muito vagos em relação ao digital e o marketing ainda não conseguiu se desvencilhar do papel, ou seja, a verba para divulgação não contempla o digital com ações efetivas.

É, muita coisa ainda tem que acontecer para que eu me sinta confortável… Vocês acompanharam a London Book Fair? Viram como o mercado digital tem se voltado para os autores? E quando tenho contato com os autores brasileiros, ainda sinto muito despreparo e desinteresse no digital. Lembram que já falei disso? Pois é, as plataformas que existem precisam que os autores sejam, no mínimo, heavy users da Web, sendo que a maioria não é! Será que deveríamos incluir uma matéria digital na cadeira de Letras? Eu acho uma ótima ideia. Iria facilitar demais o trabalho de editoras, plataformas e todos os envolvidos no processo do e-book. Sonho muito? Ok, tenho que admitir que sou muito empolgada, mas essa coluna também é pra isso!

Será que não estamos esquecendo de ajudar os autores? Será que eu deveria escrever mais sobre isso e provocar mais esta discussão dentro das editoras? Será que não fazemos isso com medo que as editoras percam terreno? E será que elas perderiam de fato?

Aguardando seus comentários e sugestões de assuntos para a próxima coluna:

camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Lançada pela Moah! Editora, coleção conta com quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet
O poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel lança livro com poemas eroticamente ilustrados, boa parte deles com temática LGBTQIA+
Seção publieditorial do PublishNews traz livros escritos por Daniel Pimentel, Bruno Gualano e Heloisa Hernandez
O grande diferencial de uma pessoa trans no ramo editorial ou qualquer outro ramo é o medo... É o medo da volta à prostituição. É o medo da volta ao tráfico de drogas.
Nicolle Mahier
Coordenadora comercial da Jandaíra
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar