Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Talita Facchini, 07/08/2025
O mercado editorial brasileiro passou por transformações significativas nos últimos anos. A falência das duas maiores redes de livrarias do país — Cultura e Saraiva — e a longa batalha pela aprovação da Lei Cortez — que limita a 10% o desconto em livros nos 12 primeiros meses após seu lançamento — são apenas dois marcos. No setor editorial argentino, também houve mudanças e reveses. Segundo relatório da Câmara Argentina do Livro (CAL), as vendas caíram 5% em 2023, na comparação com 2022, e a produção despencou mais de 20%. O fechamento de livrarias e questões como o preço do papel ocupam cada vez mais o noticiário por lá. O que um mercado pode aprender com o outro, uma vez que o objetivo é o mesmo: formar leitores, vender livros e expandir a indústria? De acordo com Christian Rainone, diretor-geral do Grupo Guadal e presidente da Fundación El Libro, entidade argentina que agrupa instituições do setor, o custo de produção do livro no país é mais alto que no Brasil e na China. “Temos esse desafio, o da redução do preço. A Argentina está cara, no geral”, diz. E um dos fatores que mais pesam no bolso dos empresários é justamente o custo do papel — ponto sensível para os dois mercados. *Matéria veiculada na primeira edição da Revista PublishNews (impressa), lançada em junho de 2025. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 08/08/2025
Após 10 anos cobrindo de maneira intensa o mercado editorial, dentro e fora do Brasil, a jornalista Talita Facchini deixa a redação do PublishNews. Ela iniciou no PN como estagiária, passou a repórter e nos últimos anos atuava como editora-assistente, tendo convivido ao longo do período com equipes de diferentes formações. Sua trajetória profissional inclui apurações, reportagens, entrevistas, apresentações de podcasts e painéis, e a participação em inúmeros eventos internacionais. Depois de uma experiência no marketing da Editora Planeta, Talita entrou para a redação do PublishNews em agosto de 2016. No canal, sua primeira viagem ao exterior foi para a Feira Internacional do Livro de Sharjah, em 2017, para onde voltaria em outras quatro edições – criando uma rede de contatos que contribuiu para o estabelecimento da plataforma como referência global na cobertura do mercado editorial brasileiro. Em cinco oportunidades, esteve na Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento do setor em todo o mundo. No Brasil, a jornalista atuou como mediadora e jornalista nos principais eventos do ramo, como as bienais do livro do Rio e de São Paulo, a Flip e outros. Ao longo dos 10 anos de atuação no PublishNews, Talita Facchini contribuiu com todos os projetos que hoje fazem parte da plataforma: podcast, Casa PublishNews na Flip, InterLivro, Prêmio PublishNews, Prêmio Jovens Talentos, Revista PublishNews etc. “Talita deu enorme contribuição não só ao PublishNews, mas ao mercado do livro, apurando e escrevendo reportagens, entrevistando os mais variados profissionais, relatando as novidades das feiras internacionais, entre tantas outras tarefas e conquistas”, diz Lu Magalhães, sócia do PN. “A história do PublishNews tem muito dela. Talita cresceu conosco — e nós crescemos com ela. É uma profissional pronta para novos desafios.” O PublishNews usa este espaço para agradecer a ela por todos estes anos em que foi parte fundamental do veículo. Deseja boa sorte e sucesso no prosseguimento da sua carreira. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 08/08/2025
Depois de circular na Bienal do Livro Rio, n’a Feira do Livro (SP) e em livrarias Brasil afora, além de em outros eventos e empresas do setor, a primeira edição da Revista PublishNews chega agora ao universo digital. A partir de uma parceria com a Bookwire, já pode ser encontrada em canais como Skeelo, Kobo, Google Play, Loja Kindle, Apple Books e muito mais – uma profusão de canais no Brasil e no exterior. Com tiragem de 11 mil exemplares, a publicação impressa foi entregue a milhares de leitores gratuitamente. A versão on-line, em formato EPUB, segue a custo zero, mas a depender do canal pode haver cobrança de algum valor em razão de assinaturas ou veiculação de produto, por exemplo. (Quer colaborar financeiramente com essa e outras iniciativas do PN? Clique aqui). Assim como o portal publishnews.com.br, a revista é centrada em questões urgentes e relevantes para o mercado editorial e em assuntos gerais do interesse de profissionais e entusiastas do ecossistema do livro. A questão “Como transformar o Brasil em uma nação de leitores?” é o fio condutor da principal reportagem, e, de alguma maneira, perpassa toda essa primeira edição. “Contribuir com as discussões do setor livreiro no país está no nosso DNA e é algo que encaramos como missão. Aliás, não há discussão mais relevante – com mais leitores, o mercado se fortalece; com o mercado mais forte, formam-se leitores”, diz o editorial. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 06/08/2025
Os vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), fora anunciados na noite desta terça-feira (5), em São Paulo. Iniciada em 2024, a premiação tem como objetivo eleger destaques editoriais científicos. Além da estatueta do Jabuti Acadêmico, os autores recebem um prêmio no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também ganham a tradicional estatueta. O evento foi realizado no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro do Bixiga. A cerimônia começou com uma performance do Coral Jovem Heliópolis, do Instituto Bacarelli – que retornou ao palco para outros três arranjos de músicas populares brasileiras — e teve 26 vencedores no palco do Sérgio Cardoso, entre os eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. A solenidade homenageou o cientista social e sociólogo José de Souza Martins. O livro Metodologia do trabalho científico (Cortez), de Antônio Joaquim Severino, foi anunciado como livro acadêmico clássico do Jabuti Acadêmico 2025. A obra teve sua primeira edição em 1975, é referência no ensino de metodologia científica e está em sua 24ª edição, revisada e ampliada, com uma tiragem acumulada de 386 mil exemplares. A presidente da CBL, Sevani Matos, ressaltou a relevância e o crescimento da premiação: “A cada edição, o Jabuti Acadêmico reafirma seu compromisso com a valorização da produção científica no Brasil. Nesta segunda edição, recebemos mais de 2 mil inscrições, o que demonstra a força e a diversidade da literatura acadêmica nacional. Reconhecer essas obras é incentivar a pesquisa, a ciência e a cultura como pilares para o desenvolvimento do nosso país.” Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Guilherme Sobota, 08/08/2025
Livros de autores convidados da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) entraram na Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (8), que conta as vendas da semana do evento (de 28 de julho a 03 de agosto). Entre as estreias da Lista, está O filho de mil homens (Biblioteca Azul), de Valter Hugo Mãe, romance que está sendo adaptado pela Netflix para um filme com Rodrigo Santoro no papel principal. Já o selo Autêntica Contemporânea emplacou O colibri, de Sandro Veronesi. Ambientado em Florença e em outras pequenas cidades italianas, o romance é a história de quatro gerações da família Carrera. O ponto de vista é o de Marco, um homem com "uma habilidade quase sobrenatural de pairar, permanecer firme, sem perder o ânimo em meio ao caos de um mundo em constante transformação, de uma vida com alegrias, mas também coincidências fatais, perdas atrozes e amores absolutos". Na categoria Não Ficção, aparece Análise (Zahar), de Vera Iaconelli. Neste ensaio memorialístico, a psicanalista entrelaça os fios de sua história familiar e de seu processo de análise ao longo da vida. Outra estreia da categoria é O perigo de estar lúcida (Todavia), de Rosa Montero. Entre as editoras, quem lidera o ranking é a Sextante (com 19 títulos entre as diferentes categorias), seguida por Intrínseca e HarperCollins, com nove títulos cada uma. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/08/2025
O TikTok abre, na próxima segunda-feira (11), inscrições para seu primeiro concurso literário “Livros do Futuro”, que busca descobrir e impulsionar autores independentes da literatura nacional. Segundo a empresa, a iniciativa é uma celebração à comunidade BookTok, que vem se consolidando como um importante espaço de fomento à leitura e à escrita no país, especialmente na descoberta de novas vozes. Em parceria com três grandes editoras – Globo Livros, HarperCollins Brasil e Record – o concurso selecionará três obras inéditas, cada uma dentro de um gênero literário diferente: romance jovem adulto, suspense e fantasia. Para concorrer, o autor deve se inscrever na primeira fase, que ocorre de 11 a 30 de agosto. A inscrição exige o envio de uma sinopse em PDF, com entre 1 mil e 1,5 mil palavras, por meio do site oficial do concurso livrosdofuturo.com. Após essa etapa, o concurso continuará com duas fases: uma votação aberta de vídeos no TikTok sobre os livros e uma avaliação dos manuscritos completos por um júri qualificado. Os livros selecionados serão publicados a partir de fevereiro de 2026. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Talita Facchini, 08/08/2025
O China Publishing Group (CPG) é o maior grupo editorial comercial e profissional na China, com um foco em cultura e intercâmbio cultural. Além disso, o Grupo é composto por 40 editoras e 96 subsidiárias, que produzem anualmente mais de 20 mil títulos de livros, publicações audiovisuais, publicações eletrônicas e online, além de mais de 50 jornais e revistas. Entre as subsidiárias do CPG, está a China National Publications Import and Export (Group) Co., Ltd. (CNPIEC), a maior empresa de importação e exportação de publicações do país, que movimenta mais de 200 mil publicações anualmente e responde por 62% da importação de livros e 30% da exportação do mercado interno. Por trás da empresa estatal está o presidente Chang Bo, executivo responsável por administrar toda a cadeia de produção editorial da CPG. Sob sua liderança, o CPG ampliou investimentos em tecnologias avançadas de conteúdo, além de reforçar a presença institucional em eventos internacionais como a Feira do Livro de Pequim, atuando em parceria com o governo e associações do setor. Logo após a Feira do Livro de Pequim 2025, Chang Bo concedeu uma entrevista ao PublishNews. No bate-papo, ele falou sobre a Feira de Pequim e seu papel no evento, divulgou números referentes à última edição da Feira e sobre mercado editorial chinês, compartilhou suas visões de negócio e adiantou algumas novidades, como a informação de que, em 2026, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) enviará sua primeira delegação à BIBF, "um marco significativo que abrirá novas e empolgantes oportunidades de cooperação para nossas indústrias editoriais", segundo Chang Bo. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 08/08/2025
O g1 publicou nesta semana uma matéria sobre o mercado de coffee table books – livros usados para decoração. O artigo usa como gancho o episódio em que a ex-BBB Rafa Kalimann comprou uma série de livros do gênero para decorar sua casa – uma prática que, na verdade, é comum. A escritora Aline Bei concedeu uma entrevista ao Le Monde Diplomatique. A matéria faz parte da comemoração do veículo ao Dia Nacional do Escritor (25 de julho). "Com uma linguagem bastante poética, a escritora se tornou um dos grandes acontecimentos recentes da literatura brasileira e uma das vozes mais originais da arte contemporânea no país", diz a reportagem. Na coluna Página Cinco, do Uol, Rodrigo Casarin comentou sobre os eventos literários de destaque da semana: a Flipei, em São Paulo (SP), e a Flipelô, em Salvador (BA). O Uol também publicou uma entrevista com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou da Flip na semana passada. Morreu nesta semana aos 100 anos Carlos Lemos, parceiro de Oscar Niemeyer no projeto do edifício Copan, em São Paulo. A Folha publicou uma notícia sobre livro escrito pelo arquiteto e historiador. Uma cópia rara de O hobbit foi encontrada em uma biblioteca doméstica. De acordo com a reportagem do jornal O Globo, o exemplar corresponde à primeira edição obra de J. R. R. Tolkien, de 1937, e é avaliada em mais de R$ 300 mil reais. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“Livros relidos são livros eternos.”
Escritor brasileiro
(1839-1908)
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
3.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
4.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
5.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
6.
|
Prepara... vai!
|
7.
|
Desbloqueie o poder da sua mente
|
8.
|
Mais esperto que o diabo
|
9.
|
O homem que comprou o tempo
|
10.
|
Café com Deus Pai 2025
|
|
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 06/08/2025
A editora sênior da DBA Literatura, Luiza Lewkowicz, foi uma das selecionadas para participar do Frankfurt Global Network – o novo programa é uma junção do Fellowship e do Invitation, dois projetos tradicionais da Feira do Livro de Frankfurt (15 a 19 de outubro). O novo Frankfurt Global Network inclui visitas a editoras e livrarias, apresentações de mercado, turnês guiadas, eventos de matchmaking, e outras oportunidades de negócio em Frankfurt e em Zurique (Suíça), bem como na Feira do Livro, onde os participantes vão exibir seus livros em um estande coletivo. O programa deste ano se concentra em ficção literária, e será realizado entre os dias 5 e 20 de outubro de 2025. "Fiquei honrada, especialmente neste ano em que os já tradicionais Fellowship Programme e Invitation Programme se unem no Frankfurt Global Network", diz ao PublishNews a editora Luiza Lewkowicz. "A seleção reconhece o trabalho que temos desenvolvido na DBA Literatura nos últimos anos, apostando em vozes potentes, ousadas e diversas — um esforço que nos posiciona como uma editora independente com um catálogo sólido com projeção cada vez maior no cenário literário. Minha expectativa com o programa é fortalecer vínculos com parceiros internacionais e trazer novas perspectivas para o mercado brasileiro, além de enriquecer o catálogo e abrir possibilidades de colaboração para seguir me aprimorando como editora." Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 07/08/2025
A presença do historiador Ilan Pappe na abertura da Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) nesta quarta (6) foi rápida, mas ainda assim marcante. Pappe tinha uma limitação de horário para ir ao aeroporto e poderia estar presente durante apenas a primeira hora do painel, o que causou uma comoção e atenção ainda maior da plateia presente em torno de suas falas. A feira, assim como a abertura de Ian, aconteceram no Galpão Elza Soares (Alameda Eduardo Prado, 474 — São Paulo / SP). Ilan Pappe foi também um dos destaques da programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada na semana anterior. Na programação oficial, ele falou abertamente sobre a perseguição que estava recebendo por falar publicamente acerca dos ataques de Israel aos palestinos durante sua vinda ao Brasil. Logo em suas primeiras palavras para a plateia, ele se desculpou e disse que se considerava parte do motivo para a mudança de local das programações da festa literária independente. Ele está realizando o lançamento de dois livros pela editora Elefante: A maior prisão do mundo: uma história dos territórios ocupados por Israel na Palestina e Brevíssima história do conflito Israel-Palestina. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 05/08/2025
O Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo (PMLLLB-SP) divulgou uma carta criticando a decisão da Prefeitura de São Paulo de cancelar a cessão do espaço da Praça das Artes, no centro da capital, para a realização da Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei 2025). "Exigimos a imediata retratação por parte da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura em relação a este ato de censura", diz uma carta aberta do Conselho, republicada na íntegra no PublishNews. Dentre suas atribuições, o Conselho deve acompanhar a execução do PMLLLB e opinar sobre a formulação do orçamento necessário à implementação do Plano, fiscalizando a utilização dos respectivos recursos. O colegiado é formado majoritariamente por membros da sociedade civil, tais como professores, escritores, editores, bibliotecários, críticos literários, livreiros, representantes de pessoas com deficiência, saraus, centros de pesquisa e universidades, bem como por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cultura, da Câmara Municipal. Clique no Leia mais para ler a carta na íntegra.
PublishNews, Redação, 08/08/2025
No dia 16 de agosto, das 9h às 13h45, a Faculdade LabPub e a MVB América Latina realizam o Dia de Frankfurt, evento online e gratuito voltado para profissionais e estudantes do mercado editorial que queiram conhecer melhor os bastidores da Feira do Livro de Frankfurt – a maior feira do livro do mundo. O encontro reunirá especialistas com ampla experiência na feira, que compartilharão suas vivências e estratégias, oferecendo uma visão prática sobre como circular, negociar e aproveitar ao máximo as oportunidades do evento. Participam do evento nomes como Marifé Boix Garcia, Mariana Rolier, Petê Rissatti, Amanda Orlando, Ricardo Costa e Talita Facchini. No Dia de Frankfurt também será apresentado o Passaporte Frankfurt, projeto inédito desenvolvido pela LabPub em parceria com a MVB Latam, que tem o objetivo de levar um grupo de alunos para uma experiência exclusiva na Feira do Livro de Frankfurt em 2025. As inscrições para o evento são gratuitas e deve ser feita clicando aqui.
PublishNews, Redação, 05/08/2025
A Lista Nielsen PublishNews de Autores Nacionais – que apura os nomes nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – veio com quatro novidades este mês. O resultado é referente ao período de 16 de junho a 13 de julho. Não Ficção teve três estreias. A primeira delas é Trincheira tropical (Companhia das Letras), novo livro de Ruy Castro. Na obra, o autor levanta uma história que nunca tinha sido contada: a dos espiões, refugiados, quintas-colunas, diplomatas e artistas na capital federal do Brasil durante a Segunda Guerra. Foi um período marcado por reviravoltas, segredos e tramas que mudaram a vida dos brasileiros para sempre. O livro descreve a disputa entre o integralismo, o comunismo e a democracia sob a ditadura de Getulio Vargas e relata como a campanha pela entrada do Brasil na guerra levou o povo para as ruas. Ruy encerra o livro transportando o leitor para o front italiano na companhia dos 25 mil rapazes que foram com a FEB (Força Expedicionária Brasileira) para a batalha no além-mar, muitos dos quais nunca tinham sequer visto o mar. A outra estreia é Pequenos corações: A Bíblia do bebê (Todolivro), que estreou na 15ª posição; e logo em seguida está Pressa de futuro (Matrix), de Rogério Godinho. No livro, o autor conta a história de Luiz Donaduzzi, empreendedor, fundador da Prati-Donaduzzi e um dos maiores produtores de medicamentos genéricos do país. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Talita Facchini, 05/08/2025
O 7º Painel do Varejo de Livros no Brasil – pesquisa conduzida pela Nielsen BookData e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – trouxe bons números devido às ações promocionais do varejo no período de 16 de junho a 13 de julho de 2025. Foram movimentados 27,78% de livros a mais do que o mesmo período de 2024 e um faturamento também superior em 24,38%. Em números absolutos, foram comercializados 4,48 milhões de livros neste sétimo período enquanto em 2024, na mesma época, o setor registrou 3,50 milhões de vendas. Em receita, o setor chegou a R$ 215,70 milhões contra R$ 173,42 no ano anterior. Importante ressaltar que, em 2024, o período 7 não teve grandes movimentações promocionais. "Mesmo excluindo o boom dos livros de colorir em 2025, o mercado editorial brasileiro manteve o fôlego: cresceu 5,81% em volume e 3% em faturamento. Ficção vem se consolidando como um dos grandes destaques do ano, com alta de 7,6% nas vendas e 17% na receita — mesmo liderando o aumento no preço médio, que chegou a R$ 50,44. Uma das possíveis causas desse fenômeno pode ser a combinação entre autores nacionais e influenciadores digitais. Outro segmento que se destaca no ano é o de literatura infantojuvenil, que cresceu 9% em volume e 14% em faturamento, impulsionado por títulos clássicos e autores internacionais, como Lynn Painter e Tim Warnes", analisa Luiz Gaspar, Diretor Regional da NielsenIQ BookData Brasil. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
|
|
|