Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/11/2022
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 11/11/2022

Uma das fotos do livro 'A vida cabe em um Fusca', de Nauro Junior | © Satolep PressPermanece um ritmo de poucas mudanças entre os títulos na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews nas últimas semanas. Na relação divulgada nesta sexta-feira (11), a lista de Não Ficção é a que apresenta o maior número de novidades e inclusões: entraram nela os livros Somos as palavras que usamos (Planeta), de Manuela D’Ávila, na segunda posição, com 1.121 exemplares vendidos; Retiro de Advento e Natal – 2022 (Loyola), na vigésima posição e A vida cabe em um Fusca (Satolep Press), de Nauro Junior, na oitava – obra que marca a estreia do selo de Pelotas (RS) na Lista dos Mais Vendidos. O livro do fotógrafo, também um dos fundadores da agência e editora, é uma espécie de ode ao Fusca. Na Lista Geral, a escritora americana Colleen Hoover segue nas duas primeiras posições – com É assim que começa e É assim que acaba (Galera Record) e o búlgaro-brasileiro Ilko Minev segue em terceiro colocado, com Nas pegadas da alemoa (Buzz). É a terceira semana seguida em que o pódio permanece intocado. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

O poeta venezuelano Rafael Cadenas, 92 anos, militante político exilado de seu país por suas obras, críticas ao governo, foi anunciado na noite de quinta-feira (10), em Madrid, vencedor do Prêmio Cervantes 2022. O mais importante prêmio da língua espanhola vale 125 mil euros e será entregue diretamente das mãos da família real no dia 23 de abril, data que marca a morte de Miguel de Cervantes. Rafael Cadenas nasceu em Barquisimeto e encantou a poesia latino-americana desde que tinha 16 anos. Ganhou outros prêmios durante sua jornada na literatura, como o Prêmio Nacional de Literatura da Venezuela, em 1985, o Prêmio de Romance Idiomas do México, em 2009, e o Prêmio Garcia Lorca da Espanha, em 2015. Normalmente, o Ministério da Cultura da Espanha alterna os ganhadores entre autores espanhóis e latino-americanos; mas neste ano o ganhador é de origem latina, assim como a ganhadora do ano passado, que é uruguaia. Entre suas obras de sucesso, destaca-se o clássico poema Derrota, publicado em 1963, e é considerado até hoje como um dos melhores retratos das ditaduras latino-americanas. Depois disso, outros sucessos com Manobras Falsas, de 1966, Intemperie, de 1977 e Amante, de 1983. Não há registro de edições brasileiras de suas obras. Clique no Leia mais para a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/11/2022

O Projeto Conexão Livraria, criado para que pequenos livreiros tenham acesso a grandes estruturas de venda on-line, venceu o Innovation Awards, da International Publishers Association (IPA). A escolha pela iniciativa foi anunciada em Jacarta, na Indonésia, nesta quinta (10), durante o 33º Congresso Internacional de Editores, que que segue com sua programação até sábado (12). O Projeto Conexão Livraria, lançado em julho do ano passado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com as distribuidoras Loyola, Catavento e Inovação, tem como objetivo utilizar a estrutura, processos e tecnologia de um grande e-commerce aliada à disponibilidade e à logística das distribuidoras para que pequenos comerciantes tenham a mesma experiência e competitividade no mercado editorial e consigam ter acesso a um maior número de compradores. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

Não teve jeito: a semana foi dominada por notícias da área cultural. Em literatura, as notícias destacaram prêmios e descontos em livros, todos os jornais focando nos mesmos assuntos. O Estadão, Folha e O Globo comentaram o Prêmio Jabuti, que anunciou na terça-feira (8) os cinco finalistas de cada categoria. Todos os periódicos – incluindo o PublishNews – estamparam nos títulos a indicação de cinco mulheres para categoria de Romance Literário: Natalia Borges Polesso, Andréa Del Fuego, Micheliny Verunschk, Aline Bei e Tatiana Salem Levy. Os mesmos três jornais, Estadão, Folha e O Globo, colocaram o Prêmio Oceanos 2022, dedicado às literaturas lusófonas, na capa. O Prêmio também anunciou seus dez finalistas, com igual destaque para a participação feminina. O diferencial do Estadão e da Folha vieram em notas sobre a Festa do Livro da USP, que acontece em São Paulo desde quarta-feira. O Valor focou o noticiário no mercado editorial e na leitura. Marcos da Veiga Pereira declarou ao jornal que o setor está bem acima do analisado no "pré-pandemia", o que indica um sinal positivo para o mercado. O Painel Nielsen também foi destaque no PN no início da semana. Para o destaque internacional, uma notícia do The Guardian, que aponta que um a cada cinco livros de literatura infantil tem personagens negros. Clique no Leia mais para ler a matéria completa.

PublishNews, Redação, 16/11/2022

Criado em 2020, o clube de assinaturas de livros infantis Mini Mega Leitor entra agora em uma segunda fase de crescimento e expansão. Idealizado pela escritora de literatura infantil e especialista em comportamento Vivi Távora, em parceria com o empresário Paulo Vieira e a educadora Sara Braga, o clube tem a meta de impactar 15 mil famílias no próximo ano através do seu leque de soluções para ajudar pais a criarem filhos inteligentes e preparados para o futuro. Acreditando que a maior revolução a ser feita no mundo não é a econômica, mas aquela que acontece dentro de casa, nas famílias, o Mini Mega Leitor surge com a missão de ser um ponto de apoio para pais e cuidadores terem as ferramentas necessárias para educar seus filhos com base em valores, inteligência socioemocional, entre outras habilidades, com base em um mecanismo próprio que intitulam de Literatura Superpoderosa, aquela capaz de nutrir nas crianças todo esse arsenal de habilidades necessárias para o presente e futuro. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

A Tocalivros Bibliotecas, que oferece milhares de títulos em audiolivros e e-books por meio de bibliotecas digitais personalizadas, realiza na próxima semana, de 16 a 18 de novembro, o evento “Semana da Biblioteca Digital”, com o objetivo de apoiar e promover discussões em torno de temas como mediação de leitura, acervo digital e implementação de bibliotecas digitais. Por meio de quatro webinares, serão mostrados os benefícios e diferenciais da produção e divulgação dos audiolivros, além de projetos sociais que podem ser realizados com a plataforma. O intuito da Tocalivros é apoiar o setor de bibliotecas digitais, visto que as discussões acerca do tema no Brasil são escassas e que muitos profissionais ainda possuem dúvidas sobre o assunto, bem como as bibliotecas digitais ainda carecem de políticas públicas para esse segmento. O evento é destinado a profissionais de bibliotecas, secretários, leitores, instituições de ensino e alunos que tenham interesse em promover o acesso à leitura através do acervo digital em dois formatos: audiolivros e e-books. O Tocalivros Bibliotecas será transmitido pelo Youtube e Facebook da Tocalivros e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento. Clique no Leia mais para conferir a programação completa e a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

A Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT) lançou esta semana o podcast Olho-Vivo nos Planos de Leitura, uma parceria com a Agência de Comunicação Comunitária Vozes Daqui de Parelheiros, o IBEAC, o CPCD, com apoio do GIFE. A minissérie está disponível no Spotify e no Anchor e já tem três episódios, sobre as experiências de Nova Iguaçu (RJ), Juína (MT) e São Paulo (SP) na construção e implementação de planos de leitura municipais. A produção visa alimentar e incentivar outros municípios a seguirem os exemplos das cidades, retomando as políticas públicas voltadas para o setor do livro. A construção desses planos está prevista em dois projetos nacionais, o PNLE (Política Nacional de Leitura e Escrita) e no PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), mas ainda não são seguidos pela grande maioria das cidades e estados da federação. “Nossa expectativa é que esse rico material incentive outros municípios a fortalecerem suas políticas no campo da leitura e da escrita”, avalia Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, instituição que integra a coordenação da Rede LEQT. Para escutar o podcast, clique aqui e clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

Neste sábado (12), Holambra – a cidade das flores – terá uma programação diversa em comemoração ao Anne Frank Day. A família Frank, de origem judaica e vítima do holocausto, mudou-se para Amsterdam quando Anne ainda era uma criança. O impacto da primeira publicação do Diário de Anne Frank atingiu o mundo todo, tendo se tornado o diário mais lido do planeta. Apoiado no tripé: Relembrar, refletir e Reagir, o Anne Frank Day dá a largada ao Festival de Literatura Holandesa, que ocorre em julho de 2023 também em Holambra. Uma realização da Livraria Holandesa e do Grupo Casa Bela, e organizada por Hermannus Nyenhuis, Frans Schoenmaker e Gisele Corrêa Ferreira, a programação deste sábado (12), inicia às 10h, com a contação de histórias Anne Frank: A menina que fincou invisível, apresentada por Angélica Colombo. Às 19h, haverá a abertura e apresentação da exposição Aprendendo com Anne Frank que ficará na Biblioteca Municipal de Holambra (Rua Solidagos, 42 – Holambra / SP) até 25 de novembro. Às 19h30, haverá uma leitura dramática do Diário de Anne Frank – 75 anos, com Thaís de Holanda, e às 20h, a mesa Recordar, refletir, reagir, para não se repetir, com José Luiz Goldfarb e Adriano Messias. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

“Ah, quem me dera ser poeta Pra cantar em seu louvor Belas canções, lindos poemas Doces frases de amor”
Tom Jobim
Letra da música "Ai Quem Me Dera"
1.
É assim que começa
2.
É assim que acaba
3.
Nas pegadas da alemoa
4.
Torto arado
5.
A hipótese do amor
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
8.
Somos as palavras que usamos
9.
Amor & gelato
10.
É tudo uma questão de desquilíbrio
 
PublishNews, Redação, 10/11/2022

Na semana em que o Brasil sedia a penúltima corrida de 2022 do campeonato de Fórmula 1, os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz receberam a obra Ayrton Senna – Uma lenda a toda velocidade, publicada em 2009 pela Global. Nesta quarta (09), durante uma coletiva no Palácio Tangará, Leclerc comentou que tinha Senna como seu ídolo e logo depois recebeu o presente literário sobre o ícone da Fórmula 1. A obra, uma parceria entre a editora Global e o Instituto Ayrton Senna, é uma biografia do tricampeão mundial de F1 escrito por Christopher Hilton, uma autoridade em história do automobilismo. Depois do acidente fatal, ocorrido durante o Grande Prêmio de San Marino, em 1994, a notável carreira de Senna e sua perspectiva humanitária continuam a inspirar o mundo.. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

O educado do Eduardo (Caminho Suave, 32 pp, R$ 54,90), obra escrita por Maíra Lot Micales – mesma autora de Cocô, xixi e pum –, conta a história de um menino que encanta por sua educação e amizade. Com ilustrações de Bruno Nunes Coelho, o livro cheio de rimas é dois em um. Contém uma história divertida para os pequenos leitores e também um guia para auxiliar pais e responsáveis a desenvolver nas crianças habilidades e valores como cuidado, gratidão, empatia, respeito ao próximo e boa convivência. Esse guia é assinado por Costanza Pascolato, referência da moda brasileira, e conta ainda com comentários da psicóloga e especialista em psicopedagogia Patrícia Campos Ramos. No próximo sábado (19), a partir das 16h, Maíra e Costanza estarão na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi (Av. Faria Lima, 2232 – São Paulo / SP) para sessão de autógrafos.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

Muito tempo atrás, um reino onde não havia cor alguma era habitado por camaleões que obedeciam a um imperador que mandava e desmandava à própria vontade. Entre as ordens, a principal era a de que ninguém podia explorar o lado de fora do reino. Quando um camaleão se arrisca e vê um pouco do que o mundo guarda, encontra surpresas e cores que jamais imaginara existir. Neste livro ilustrado, intitulado Lá fora (Companhia das Letrinhas, 64 pp, R$ 59,90), André Neves, autor e ilustrador da obra, apresenta aos leitores uma narrativa repleta de imagens vibrantes e cores vivas, que mostram quão poderosas podem ser as pequenas revoluções que empreendemos – e como elas são capazes de mudar o curso da nossa própria história. A obra é indicada para leitores a partir de quatro anos de idade.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

Em 2016, um estudo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que o maior cajueiro do mundo vive no litoral piauiense. Chamada de Cajueiro-Rei, a árvore de mais de 200 anos ocupa área de 8.834 m2 e localiza-se no município de Cajueiro da Praia. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram o sequenciamento genético de folhas de várias regiões da planta, o que mostrou que ali se encontra um único pé de caju, embora se tenha a impressão de se tratar de uma série de cajueiros juntos. O crescimento incomum do Cajueiro-Rei ocorre com a formação de novos troncos a partir de seus galhos, que se estendem para os lados e pendem com o próprio peso. Foram esses fatos que Eriane Dantas uniu à ficção e a uma pitada de poesia para criar Os nós em mim (InVerso, 40 pp, R$ 48 - Ilustração: Bianca Bithack). Na obra, o Cajueiro-Rei ganha voz e narra a sua própria história. Os relatos voltam ao tempo em que o cajueiro gigante era apenas uma mudinha e acompanha o seu desenvolvimento ao longo de mais de dois séculos de existência, mediados pelos seres humanos, em especial três meninas de gerações diferentes, que chegam, crescem à sombra da árvore e partem. Com um convite à valorização das coisas mais simples, a narrativa aborda temas como a convivência, o impacto das relações interpessoais na formação das identidades e a necessidade de preservar o meio ambiente.

PublishNews, Redação, 11/11/2022

Os primos Artur e Ana estão de volta para mais uma aventura, dessa vez em um país ainda mais distante: a Índia. Artur e sua família mudam-se para terras indianas quando o pai é transferido pela empresa onde trabalha. Lá, o menino descobre um novo mundo, cheio de comidas, vestimentas e costumes bem diferentes dos seus. Ana, ainda no Brasil, aproveita para embarcar também nessa viagem de descobertas e, juntos, eles vão além, mergulhando no mundo dos deuses indianos e do mundo mágico e mitológico em que esses seres habitam. Uma narrativa divertida e repleta de reflexões para que os pequenos leitores possam expandir seus conhecimentos de mundo. O livro Ana & Arthur na fascinante índia (Editora do Brasil, 88 pp, R$ 68,80), escrito por Silvana Salerno e ilustrado por Natália Gregorini, tem como tema principal a pluralidade e multiplicidade culturais.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 11/11/2022

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.