
Durante o evento, representantes do Elo apresentaram o trabalho das editoras brasileiras no uso de ferramentas com Realidade Virtual e Realidade Aumentada, incluindo recursos de acessibilidade, como uso de áudio descrição e Libras para estimular o prazer da leitura entre crianças e jovens.
“A tecnologia pode ser uma grande aliada na construção de um ecossistema literário mais inclusivo, e no estímulo à leitura”, comenta Marcos Araújo, CEO do Grupo Elo Editorial. “Temos tido excelentes retornos das famílias e escolas sobre o desenvolvimento do prazer de ler usando a RV e a RA”, completa.
A mesa em que o artista visual Daniel Kondo e o CEO da Elo Editora participaram, teve como proposta apresentar a literatura como experiência imersiva, integrando livros, vídeos e recursos interativos que aproximam o leitor do universo das histórias. As apresentações mostraram como o grupo brasileiro vem transformando o modo de produzir e distribuir conteúdos educativos e literários — sempre com o propósito de ampliar o acesso à cultura e democratizar a leitura.
Nos últimos anos, o Grupo Elo, que reúne a Elo Editora e a PeraBook, recebeu mais de 25 prêmios internacionais e indicações ao Prêmio Jabuti.