
As novidades da feira incluem a Pop-Up Academy, a Farmácia da Poesia, organizada pelo Reino Unido e o Estúdio de Podcast que receberá vários podcasts árabes populares. E dez países vão participar pela primeira vez do programa cultural, a saber: Islândia, Jamaica, Nigéria, Mali, Chade, Angola, Moçambique, Guiné, Senegal e Vietnã.
A SIBF apresentará uma série expandida de oficinas com inscrição prévia em árabe e inglês, lideradas por vozes importantes na publicação e escrita criativa. Além disso, 28 especialistas convidados ministrarão 750 oficinas em diversas disciplinas, oferecendo insights e experiências práticas para públicos variados.
Com inscrição prévia, as oficinas serão oferecidas em árabe e inglês sobre escrever thrillers, técnicas de edição, escrita terapêutica e mais. As sessões serão lideradas por um grupo de escritores árabes e internacionais, incluindo Mohammed Suleiman Abdulmalik, Abdulwahab Al-Refaie, Dr. Nguyễn Phan Quế Mai, Sangeeta Mehta e Lisa Dillman.
Novidades da feira em 2025
Como parte de seus esforços para ampliar o engajamento cultural e intelectual de novas maneiras, a SIBF 2025 introduzirá a Pop-Up Academy, e esta plataforma interativa contará com 24 sessões lideradas por influenciadores e especialistas em literatura, mídia, arte e tecnologia.
A feira também contará com a 'Farmácia da Poesia' do Reino Unido, um conceito interativo no qual os visitantes receberão "prescrições" personalizadas de poesia adaptadas às suas necessidades, entregues em frascos especialmente desenhados com etiquetas bilíngues em árabe e inglês, colocando a poesia como uma experiência lúdica e terapêutica.
Além disso, a SIBF 2025 incluirá o Estúdio de Podcast pela primeira vez, e irá hospedar uma seleção de episódios de podcast árabes, incluindo Asmar da Arábia Saudita, Karakpodcast de Omã e Kirsi Al Ithnayn dos Emirados Árabes Unidos.
No evento, haverá também o Café de Poesia, que incluirá uma série de noites de poesia que reúnem vozes em vários idiomas, incluindo árabe, inglês, grego, russo, urdu, punjabi, tagalog, malaiala e mais. O programa apresentará poetas como Hamad Al Braidi do Qatar e Saeed Al Mani' da Arábia Saudita, ao lado de Siozou Danai e Zafeiropoulou Eleni (gregos), Saara Ali (inglês), Ataul Haq Qasmi (urdu), Syed Suleman Gilani (punjabi), Luna Sicat Cleto (tagalog), K. Satchidanandan (malaiala) e Mikhail Levantovsky e Maksim Zamshev (russos).
País convidado
A Grécia será o país homenageado oficial da edição de 2025, com um programa especial de atividades contando com 70 participantes de 58 editoras do país, incluindo escritores, poetas, tradutores, ilustradores, acadêmicos, músicos, atores, bibliotecários e profissionais da publicação. A celebração destacará o patrimônio literário grego, a excelência artística e impacto na cultura mundial.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na sede da SBA, contou com a presença do CEO da SBA (organizadora da Feira), Ahmed bin Rakkad Al Ameri e Panagiotis Kougiou, executivo da Embaixada da Grécia nos Emirados Árabes Unidos.
"Convidamos os visitantes a explorar a diversidade e riqueza da língua, do pensamento e da arte gregos, e no centro de nossa participação estará nosso Pavilhão Nacional, inspirado na arquitetura da Grécia Antiga. Ele reunirá 58 editoras e instituições culturais gregas e exibirá cerca de 600 títulos, tanto em edições gregas quanto traduzidas. Nossa participação também é definida por uma rica agenda profissional e cultural, com mais de 70 participantes em diversos campos de atuação. Como País Homenageado da SIBF, reafirmamos o compromisso da Grécia com a diplomacia cultural e o diálogo internacional e destacamos a parceria profunda e crescente entre nossas duas nações; fundamentada no respeito mútuo, valores compartilhados e uma visão comum para o intercâmbio cultural", disse o CEO da SBA.
Serviço
44ª Feira Internacional do Livro de Sharjah
Data: 5 a 16 de novembro
Local: Expo Centre Sharjah