Publicidade
Loba Festival anuncia Aline Bei, Lilia Guerra e Amara Moira na 2ª edição
PublishNews, Redação, 14/10/2025
Festival para fortalecer vozes femininas reúne escritoras, editoras e produtoras culturais em painéis, rodas e vivências

Aline Bei, Lilia Guerra e Amara Moira © Divulgação
Aline Bei, Lilia Guerra e Amara Moira © Divulgação
Encerrando o calendário literário de 2025, o Loba Festival – Literaturas e Obras de Autoras chega à sua 2ª edição, de 12 a 14 de dezembro, no Edifício Oswald de Andrade, em São Paulo. Com o tema “Celebrando a Escrita Feminina Brasileira”, o evento reforça o convite a ler mais mulheres, valorizar suas narrativas e fortalecer a leitura como ato coletivo.

A programação contará com painéis, palestras, rodas de conversa, oficinas e espaços de troca entre autoras, editoras, pesquisadoras e profissionais do livro. Entre as presenças confirmadas estão Aline Bei, Lilia Guerra e Amara Moira, além de Maria Carolina Casati, Fernanda Teixeira Ribeiro, Tatiana Nascimento e Luisa Tieppo.

Escritoras confirmadas

Aline Bei, autora de O peso do pássaro morto (Nós, 2017, relançado pela Companhia das Letras em 2025) e Pequena coreografia do adeus (Companhia das Letras, 2021) e Uma delicada coleção de ausências (ta, é uma das presenças mais aguardadas. Vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Toca, a escritora ultrapassou a marca de 140 mil exemplares vendidos e teve suas obras adaptadas para o teatro, videodança e espetáculo de flamenco. Seus dois livros estão com os direitos reservados para o cinema.

Lilia Guerra, autora de Amor Avenida (Patuá, 2022) e Perifobia (Todavia, 2015), é conhecida por retratar a São Paulo periférica em prosa firme e afetiva. Finalista do Prêmio Rio de Literatura e vencedora do Prêmio Carolina Maria de Jesus (2023), promove ações de incentivo à leitura e à escrita em regiões afastadas do centro da capital. O seu romance O céu para os bastardos (Todavia, 2023) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2024.

Amara Moira é escritora, professora e doutora em Teoria Literária pela Unicamp. Autora de obras como Vidas trans (Astral Cultural, 2022, com Tarso Brant, Márcia Rocha e João W. Nery), E se eu fosse puta (N-1 Edições, 2023), Neca: romance em bajubá (Companhia das Letras, 2024), sua obra mistura autobiografia, crítica e experimentação de linguagem, especialmente o bajubá. Atua também como ativista e articuladora cultural em espaços dedicados à diversidade e à literatura contemporânea.

O Loba Festival nasceu para fomentar a leitura e dar visibilidade às autoras brasileiras, reunindo vozes consagradas e novas escritoras em uma celebração da palavra. Além dos encontros e mesas, o evento contará com uma feira de livros de autoras independentes e atividades voltadas à economia criativa, ampliando o espaço para trocas, redes e descobertas literárias.

Realizado com o apoio institucional do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Fomento CULTSP e Programa de Ação Cultural (ProAC), o festival reforça o compromisso com a valorização da escrita feita por mulheres em todo o país.

LOBA Festival – 2ª edição
De 12 a 14 de dezembro de 2025
No Edifício Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro – São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Para conhecer a programação e se inscrever, visite o site oficial delas.

[14/10/2025 11:21:37]
Matérias relacionadas
Primeiro dia da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto reúne grandes nomes da literatura e apresentações culturais em vários pontos da cidade neste sábado (16)
Veja também: entrevista de Aline Bei e volume raro de 'O hobbit' encontrado em biblioteca particular
Evento trará bate-papo interativo sobre seu lançamento 'Uma delicada coleção de ausências'
Leia também
Edição homenageia Maria Antonieta Cunha, referência da literatura infantil e fundadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH
A trilogia 'O lugar mais sombrio' acompanha a formação afetiva e política de Martim, jovem que atravessa os anos de chumbo da ditadura militar brasileira
Sessões gratuitas de documentários brasileiros e animações serão realizadas ainda esta semana, a partir das 19h