Publicidade
Lúcia Nascimento lança romance de estreia em São Paulo
PublishNews, redação, 16/09/2025
Autora premiada chega agora à ficção longa com o livro 'Aqui, ontem', publicado pela 7Letras

A escritora e jornalista Lúcia Nascimento lança o seu primeiro romance, Aqui, ontem (7Letras), no dia 7 de outubro, às 19h, na Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros – São Paulo / SP). Antes dos autógrafos, haverá bate-papo da autora com Maria Carolina Casati, do perfil @encruzilinhas, seguido de sessão de autógrafos.

Autora premiada com Ruínas (Edufes, 2020), vencedor do Prêmio Ufes de Literatura, Lúcia chega agora à ficção longa com uma obra que, segundo o poeta Wilson Alves-Bezerra, é um “romance-pergunta”. A narrativa acompanha Alice, uma mulher em luto pela mãe adotiva, que encontra na escrita uma forma de atravessar a perda, revisitar memórias e buscar respostas sobre a própria origem.

Aqui, ontem nasceu de uma profunda reflexão sobre a vida e a perda. É a busca pelas histórias que nunca chegaremos a conhecer, sobre nós mesmas e sobre as pessoas que amamos”, afirma a autora. O livro mergulha em temas como luto, abandono e memória, explorando os vazios que se abrem quando algo ou alguém nos falta.

Na trama, duas histórias se entrelaçam. Em primeira pessoa, Alice registra o dia a dia após a morte da mãe, enquanto tenta preservar lembranças com fotos e escritos. Já em terceira pessoa, surge a ficção possível: um deslocamento entre o “aqui” e o “ontem”, entre espaço e tempo, que traduz o desejo de recuar às origens antes das perdas.

Lúcia Nascimento é mestra e doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, além de pesquisadora de autoras brasileiras e latino-americanas sob o viés das teorias críticas feministas. Atua ainda como gestora cultural, parecerista de projetos artísticos e idealizadora do podcast Relatos Mínimos.

Tags: 7Letras
[16/09/2025 10:04:07]
Matérias relacionadas
Edição contou com o número recorde de 3.432 livros inscritos e premiou duas brasileiras nas categorias prosa e poesia, que foram criadas em 2023
Os livros de contos 'Os verbos estão cansados' (Patuá) e 'Os meninos' (7Letras) chegam às livrarias na próxima semana
Livro mostra as máscaras que cada um veste para sobreviver às pressões da família, da sociedade e do próprio sentir
Leia também
A comemoração começa às 18h e se estende até meia noite, com a presença do autor, o jornalista e escritor Pedro de Luna
Em 2025, foram mais de 100 apresentações e 55 mil espectadores
Título traz um atlas sobre inteligência artificial e trata dos impactos invisíveis da inteligência artificial no mundo contemporâneo