
Em Os verbos estão cansados (Editora Patuá), Alexandre Brandão entrelaça 17 contos que iluminam o imponderável da condição humana, em chave realista ou mágica. O projeto gráfico, assinado por Alessandro Romio, reflete o equilíbrio entre personagens femininas e masculinas com uma imagem dupla na capa.
Já em Os meninos (Editora 7Letras), João Paulo Vaz reúne 22 histórias que investigam a masculinidade para além dos clichês de dominação e violência. São narrativas que buscam compreender os códigos masculinos e suas tensões, atravessando a formação de meninos rumo à solidão da maturidade. O olhar terno do autor para as angústias dos personagens não significa condescendência — a violência está sempre prestes a despontar.
Os dois autores, que há anos compartilham amizade e afinidades literárias, decidiram unir forças também na celebração. Os livros custam R$ 60 cada.
“Eu e João Paulo nos conhecemos graças à literatura, discutindo textos em um pequeno grupo”, conta Brandão. “Depois tivemos outras aventuras, inclusive a de pertencer a uma editora-cooperativa na qual cada um produziu o próprio livro. Mas fazer um lançamento conjunto e festivo veio num dia em que, depois de ouvir um monólogo da atriz Olga Fernández inspirado em Nélida Piñon, bebíamos vinho e perguntávamos um ao outro: o que você está escrevendo?”, disse Alexandre ao PublishNews.
A coincidência virou festa. “Ao contrário de tantas decisões tomadas em estado de embriaguez literária, a ideia de uma festa conjunta de lançamento prosperou”, diz João Paulo. “Continuou parecendo ótima mesmo no dia e nos meses seguintes. Na verdade, durante a procura do lugar ideal (encontrado afinal no Ernesto), ela foi me parecendo cada vez melhor. Hoje me encanta imaginar nossos contos vindos à luz na Lapa, entre as memórias de Nélida e o forró da Banda Tarumã”, acrescenta o autor, também em conversa com o PN.
A noite de autógrafos promete misturar literatura, música e amizade, com o som da Banda Tarumã pontuando o encontro entre dois autores que fazem da narrativa breve um espaço de descoberta e espelho.


