Publicidade
Humberto Werneck lança 'Viagem no país da crônica' em São Paulo
PublishNews, Redação, 16/09/2025
Escritor conversa sobre seu novo livro com a crítica literária Rita Palmeira em evento na livraria Megafauna Copan

Humberto Werneck e Rita Palmeira: bate-papo sobre crônicas | © Divulgação / Tinta-da-China Brasil
Humberto Werneck e Rita Palmeira: bate-papo sobre crônicas | © Divulgação / Tinta-da-China Brasil
Nesta terça-feira, dia 16 de setembro, o jornalista e cronista Humberto Werneck lança seu novo livro, Viagem no país da crônica (Tinta-da-China Brasil) em São Paulo (SP). O evento começa às 19h, na Livraria Megafauna Copan (Av. Ipiranga, 200, loja 53, Centro), com mediação da crítica literária, curadora da Megafauna e da próxima Flip, Rita Palmeira. Depois do bate-papo, o autor fará uma sessão de autógrafos.

Em Viagem no país da crônica, Werneck conduz o leitor a uma jornada de janeiro a dezembro, da infância à morte, comentando textos da era de ouro da crônica brasileira, assinados por nomes como Clarice Lispector, Fernando Sabino, Otto Lara Resende e Rubem Braga.

O livro começou a tomar forma em setembro de 2018, quando o Instituto Moreira Salles, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, inaugurou o Portal da Crônica Brasileira, do qual Werneck foi editor até 2021. Agora, os textos publicados no portal foram compilados neste livro, que também celebra os 80 anos do cronista.

Werneck brinca ao considerar a crônica como o patinho feio da literatura — comparação ilustrada pela artista portuguesa Vera Tavares na capa do livro. Isso porque a crônica, que fica entre o jornalismo e a literatura, não é construída com o mesmo esmero de contos e romances, já que tem de cumprir o prazo do jornal. Porém, o autor defende que essa pressa imprime certo frescor e autenticidade ao texto.

Os textos abordados por ele tratam de temas tão diversos como o uísque, o mar, a fé, as fotografias e a chuva —, contanto que o tratamento dado à narrativa seja o de uma conversa despretensiosa no meio-fio (ou ao rés do chão, como define Antonio Candido). O autor traz ainda crônicas sobre eventos-chave da história do Brasil, como a Revolução de 30, o golpe de 64, a proclamação da República e a construção de Brasília.

Natural de Belo Horizonte, Werneck é jornalista, cronista e escritor. Começou a carreira no Suplemento Literário de Minas Gerais e, ao longo dos anos, foi repórter, editor-assistente, editor ou redator-chefe em veículos como Jornal da Tarde, Veja, Jornal do Brasil, IstoÉ, Elle, entre outros. Sua obra inclui títulos como O pai dos burros (Arquipélago), O desatino da rapaziada (Companhia das Letras) e O santo sujo: a vida de Jayme Ovalle (Cosac Naify).

SERVIÇO

Lançamento de Viagem no país da crônica, com Humberto Werneck

Mediação de Rita Palmeira

Data: terça-feira, 16 de setembro

Horário: 19h

Local: Livraria Megafauna – Copan (Av. Ipiranga, 200 – loja 53 – Centro, São Paulo/SP)

[16/09/2025 10:27:02]
Matérias relacionadas
Escritor e humorista português participou da programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty
Em 2026, os cinco dias da Flip devem ocorrer no seu período tradicional, entre junho e agosto. Rita atua como mediadora da programação principal do evento desde 2017
Físico e diplomata brasileiro-guineense conversa com José Henrique Bortoluci sobre o seu livro nesta quarta (3), no Tapera Taperá, em São Paulo
Leia também
Novo imortal da Academia Brasileira de Letras será entrevistado na Biblioteca Nacional; evento tem entrada gratuita e conta com transmissão no YouTube
Flávia Oliveira e José Miguel Wisnik conversam sobre os versos de 'No meio do caminho', a síntese da poesia modernista brasileira
Autora premiada chega agora à ficção longa com o livro 'Aqui, ontem', publicado pela 7Letras