
Segundo fontes do mercado consultadas pelo PublishNews, a loja da plataforma vai funcionar como marketplace, com logística de entrega operada pelo próprio TikTok. A ideia é facilitar a compra e venda dos livros vinculados aos conteúdos produzidos pelos criadores, direto na plataforma. O espaço pode se tornar, em breve, uma nova e importante oportunidade de vendas para editoras de diferentes tamanhos.
De acordo com Daniel Dränger, gerente de marketing do TikTok no Brasil, com o BookTok, a intenção é cada vez mais ampliar a contribuição da plataforma para o fortalecimento do mercado editorial, impulsionando a descoberta de novos autores e o desenvolvimento das próximas gerações de leitores.
Para fortalecer essa relação e garantir que a voz dos criadores também esteja na pauta, o TikTok lançou o Comitê BookTok no Brasil em 2025. O grupo, composto por criadores de conteúdo literário, como Tiago Valente e Tatiany Leite, tem a missão de atuar como ponte entre a plataforma e a comunidade.
Entre outras ações, a empresa também lançou o concurso “Livros do Futuro”, com a intenção de descobrir e impulsionar autores independentes da literatura nacional. Em parceria com três grandes editoras – Globo Livros, HarperCollins Brasil e Record – o concurso vai selecionar três obras inéditas, cada uma dentro de um gênero literário diferente: romance jovem adulto, suspense e fantasia.
Em dezembro, o TikTok realizou em São Paulo uma ação que consistia num estande temporário, no Conjunto Nacional, a “Livraria dos mais assistidos no TikTok”. O espaço distribuiu, de forma gratuita, 100 mil livros de títulos que viralizaram no aplicativo em 2024, e gerou filas imensas no icônico prédio da Av. Paulista.
A plataforma também foi uma das patrocinadoras master da Bienal do Livro Rio 2025, na qual realizou uma noite inédita de pré-estreia, com tour guiada por criadores, uma homenagem à Clarice Lispector, e um bate-papo entre o ator Selton Mello e criadores do BookTok, entre outras ações.
O comitê BookTok

Livros que viralizam na plataforma frequentemente aparecem nas listas de mais vendidos. Tiago Valente acredita que a linguagem leve e acessível do BookTok tem apresentado a literatura como uma opção de entretenimento para um público que antes não a considerava dessa forma.
A comunidade também pode ser um "respiro" para um mercado que, muitas vezes, enfrenta dificuldades para se adaptar ao marketing digital. Taty Leite ainda enfatiza que os criadores de conteúdo, independentemente do número de seguidores, levam a palavra do livro a dimensões que editoras e autores não alcançam sozinhos. “Por isso, a importância de ouvi-los”, diz.
“A comunidade brasileira de BookTok é caracterizada pela sua paixão e engajamento, com altos níveis de interação que aprofundam as discussões sobre livros”, diz Daniel Dränger, do TikTok. Ele destaca que os brasileiros têm um jeito particular de falar sobre literatura, abordando temas densos de forma leve e acessível. Essa característica se reflete na diversidade de gêneros que se popularizam, indo de romances e fantasias a clássicos e romances nacionais, como Memórias póstumas de Brás Cubas e Torto arado (Todavia).
O perfil do influenciador literário no TikTok também é plural, segundo os entrevistados. Tiago Valente aponta que a comunidade abarca uma diversidade de interesses, quebrando a ideia de que o BookTok se restringe a um público jovem ou a uma literatura mais "leve". Ele cita o próprio comitê como um reflexo dessa variedade. Tatiany Leite concorda, afirmando que a melhor parte do TikTok é a variedade de vozes que se encontram na plataforma. Ela ressalta a importância de haver espaço para que todas essas vozes sejam ouvidas e divulgadas, sem generalizações.
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura 2024, entre os leitores de literatura, os influenciadores e produtores de conteúdo aparecem como 22% dos responsáveis pela origem do interesse por literatura – número importante, mas ainda atrás de indicações de professores, familiares e amigos, bem como filmes e músicas inspirados em livros.


