Varejo de livros fechou 2023 no Brasil com quedas no volume de vendas e no faturamento
PublishNews, Redação, 18/01/2024
Destaque de 2023 foi a variação de preço médio, que fecha ano positiva em 6,83%, segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil​

Volume de vendas em 2023 teve quedas em todos os períodos em relação a 2022 | © Nielsen / SNEL
Volume de vendas em 2023 teve quedas em todos os períodos em relação a 2022 | © Nielsen / SNEL
O ano de 2023 para o varejo de livros no Brasil fechou em declínio, segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). O painel registrou um volume de livros 7,13% menor que em 2022 e um faturamento 0,78% menor.

Em números reais foram 54,43 milhões de livros movimentados contra 58,61 milhões, e uma arrecadação de R$2,52 bilhões contra R$2,54 bilhões. O que ajudou o faturamento a não ter uma queda maior foi a inflação. Outro destaque foi a variação de preço médio, que fecha ano positiva em 6,83% – desde 2016, é a primeira vez que o crescimento do preço médio do livro fica acima da inflação.

Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

O último período do ano de 2023, divulgado nesta quinta-feira (18), marcado pelo Natal, conseguiu movimentar uma bibliodiversidade 1,69% maior, mas não conseguiu superar o volume e o faturamento alcançado no período 13 em 2022.

Em 2022, o período 13 apresentava um volume de 5,77 milhões de livros e um faturamento de R$270,69 milhões. Já em 2023, o volume de venda foi de 4,99 milhões de livros, arrecadando R$263,40 milhões, uma variação negativa de 13,41% em volume e 2,69% em valor.

Ismael Borges, Country Manager da divisão BookScan Brasil, comenta: “falava-se que apenas um milagre de fim de ano salvaria 2023 de um resultado inferior ao ano anterior. Ele não aconteceu. Dezembro performou pior que o mesmo período do ano anterior. Mesmo derrubando o desconto para o menor patamar assistido no ano, dezembro pesou um pouco mais no número final, culminando no segundo pior acumulado do ano, tanto em volume quanto em valor. O destaque absoluto vai para o preço médio do livro, que pela primeira vez desde 2016 fecha o ano acima da inflação”.

“Mesmo que o acumulado de 2023 não tenha alcançado os números do ano anterior, o mercado editorial atravessou o ano em buscas de alternativas que pudessem ocupar, mesmo que parcialmente, o lugar de livrarias físicas e virtuais que saíram do mercado. As feiras e festivais literários e a movimentação contínua de influenciadores digitais no último ano mostram também que o mercado tem espaço para rejuvenescer e encontrar novos leitores” afirmou o presidente do SNEL, Dante Cid, também em nota.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Clique aqui para acessar o Painel 13.2023.

[18/01/2024 10:50:59]