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Audible completa seis meses no Brasil e busca ampliar conhecimento sobre o audiolivro
PublishNews, Beatriz Sardinha, 14/05/2024
Nos primeiros seis meses, a Audible gerou mais de 16 mil horas de conteúdo, produziu 1,7 mil audiolivros e trabalhou com mais de 600 narradores

O plano mensal da Audible tem o valor de R$ 19,90 por mês | © Reprodução Audible
O plano mensal da Audible tem o valor de R$ 19,90 por mês | © Reprodução Audible

No mês de abril de 2024, a Audible, empresa de produção e distribuição de audiolivros, subsidiária da Amazon, completou seis meses de operações no Brasil. Nesse intervalo, a empresa gerou mais de 16 mil horas de conteúdo, produziu 1,7 mil audiolivros e trabalhou com mais de 600 narradores brasileiros – entre eles atores e dubladores conhecidos, como por exemplo Antônio Pitanga, Denise Fraga, Silvero Pereira, Nathalia Dill, Clarice Falcão, Ícaro Silva, Marcos Palmeira e Mauro Ramos. Os títulos são produzidos em 13 estúdios localizados nas cidades de São Paulo, Indaiatuba (SP), Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.

O catálogo na plataforma brasileira tem 600 mil audiolivros, com 5 mil títulos em português. Do total, 100 mil são de acesso ilimitado para os assinantes e os demais 500 mil títulos fazem parte de um catálogo adicional de compra avulsa.

Nos primeiros seis meses de atuação, o principal desafio, de acordo com Adriana Alcântara, diretora geral da Audible no país, foi o de colocar o audiolivro como uma opção dentro do imaginário do consumidor brasileiro. Ela acrescenta que até a chegada da Audible, a pouca disponibilidade de títulos de áudio em português fazia com que o segmento não se desenvolvesse muito bem.

"O maior desafio foi a questão de divulgar o audiolivro para o público brasileiro. O audiobook ainda era um formato muito incipiente e muito pouco usado perto do que pode ser. Junto com isso, outro desafio foi construir um catálogo que a gente julgasse atrativo ao consumidor brasileiro", explica Adriana.

A diretora aponta que uma das missões para o primeiro ano de atuação é promover o crescimento da categoria como um todo e aumentar o catálogo. "O nosso objetivo é passar para as pessoas que os momentos de usabilidade do dia a dia podem ser usados para leitura. Não achamos que o audiobook está aqui para substituir o livro físico ou o e-book, mas para ser contabilizado como um formato adicional em um momento em que o áudio atende mais do que uma outra versão daquele livro", comenta.

Essa preocupação acerca de mais momentos de usabilidade para a escuta de audiolivros está relacionada a uma pesquisa recente realizada pela Audible sobre os hábitos de leitura de seus ouvintes. O estudo Audible Compass 2023, desenvolvido pelo grupo de pesquisas de mercado Kantar, apontou que:

  • 95% dos brasileiros acreditam que podem consumir mais livros por escutarem audiolivros
  • 90% dos brasileiros relatam já ter ouvido conteúdo em áudio por meio de podcasts ou audiolivros
  • 51% dos brasileiros ouvem histórias para relaxar
  • 27% enquanto realizam tarefas domésticas
  • 27% enquanto cozinham.

Sucessos no primeiro semestre

Adriana Alcântara comenta ainda que o objetivo do catálogo da Audible é o de ser o mais generalista possível, e abarcar as necessidades de públicos diversos, na intenção de um ouvinte não se frustrar por não encontrar o livro que deseja na plataforma. No entanto, ela destaca que alguns produtos tendem a se destacar, por fatores diversos. Por exemplo, as sagas de Harry Potter e de O senhor dos anéis, que apresentam diversos subprodutos e tiveram sucesso também em outros campos da cultura e do entretenimento, como o cinema.

Um evento que Adriana destaca nestes primeiros meses de trabalho foi o lançamento da biografia da cantora Britney Spears, A mulher em mim (Buzz). Ela ressalta que o audiolivro foi lançado no mesmo dia que o livro físico, o que fez com que aumentasse muito a procura. "Biografias tendem a ir muito bem de forma geral, mas no caso do livro da Britney, houve trabalho de comunicação para gerar curiosidade em torno do título. Além disso, aqui no Brasil temos o maior fã clube dela fora dos EUA", complementa.

Confira alguns dados de audiência da Audible nos primeiros seis meses de atuação no Brasil:

  • Gêneros mais ouvidos entre autores nacionais:
    Romance
    Não-ficção
    Realismo Mágico
    Auto-biografia
  • Gêneros mais ouvidos entre autores internacionais:
    Auto-desenvolvimento
    Fantasia
    Romance
    Não-ficção
  • Autores nacionais mais ouvidos:
    Carla Madeira
    Ana Suy
    Itamar Vieira Jr.
    Conceição Evaristo
    Paulo Coelho
    Rita Lee
  • Autores internacionais mais ouvidos:
    Morgan Housel
    J.K. Rowling
    Britney Spears
    J.R.R Tolkien
    Katherine Center
    Colleen Hoover
    Elena Ferrante
[14/05/2024 10:00:00]
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