
A AEJ é um projeto SNEL que visa capacitar novos talentos para trabalhar no mercado editorial brasileiro. A ação tem como objetivo engajar jovens, unindo a questão social a um maior interesse pelo ofício editorial.
A primeira edição do projeto contou com a participação de profissionais do mercado, que concederam palestras exclusivas sobre as mais diversas etapas do processo de produção do livro. Desde o mês de maio, os jovens passam por um treinamento que termina nesta edição comemorativa de 40 anos da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
O conteúdo das aulas abordou diversos assuntos, como redação, criação, design, diagramação, revisão, produção de conteúdo para redes sociais, marketing digital, entre outros. A AEJ conta com parceiros que patrocinam a primeira edição do projeto: GL Events Exhibitions, HarperCollins Brasil, Grupo GEN, Moderna, Record, Rocco e Sextante.
Além do lançamento do livro, resultado final de todo o processo de capacitação, os jovens também tiveram a história contada em um estande próprio na Bienal do Livro Rio. No espaço, também está instalado o jogo “Se Joga no Livro”. A ação é uma parceria com a editora Oficina Raquel.
O tabuleiro do jogo ocupa quase metade do estande de 125 metros quadrados do SNEL, na Bienal, e funcionará em tempo integral ao longo de todos os dias do evento. Coordenados por monitores treinados, todos os visitantes poderão participar do jogo, sobretudo crianças e jovens na companhia dos pais ou em excursões escolares.
A ideia por trás do jogo é promover a interação com o público e ao mesmo tempo esclarecer como a cadeia produtiva do livro envolve diversos profissionais e muitas etapas: desde os autores, passando por agentes literários, tradutores, ilustradores, preparadores, revisores, diagramadores, capistas, editores, distribuidores, divulgação e livreiros.
Lançamento do livro Entre Laços: A História de 7 vidas conectadas pela literatura
Estande SNEL - Academia Editorial Júnior (Pavilhão Verde, Rua P12)
Dia 8/09/2023, às 14h