
Uma conferência da escritora Ana Maria Gonçalves – a primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras (ABL) – abrirá o Palavra Líquida 2025, que completa dez anos atraindo o público ao Auditório da Fecomércio (R. Marquês de Abrantes, 99, Flamengo – Rio de Janeiro / RJ) nesta sexta (15), às 19h.
O evento do Sesc RJ fará a primeira aula-passeio do percurso formativo neste sábado (16), das 9h às 15h, no Cacique de Ramos (R. Uranos, 1.326, em Olaria), com Gabriel Capella e roda de conversa conduzida por Nei Lopes e Walter Pereira.
Essas atividades gratuitas e de encher os olhos inauguram uma série de encontros presenciais e virtuais que, intercalados aos sábados até novembro, vão explorar territórios culturais, memórias e expressões artísticas diversas. Nesta edição comemorativa de uma década, o Palavra Líquida adota como eixo temático duas palavrinhas mágicas: ‘Tempo e Festa’.
“Na cosmovisão Angola-Congo, Tempo é uma divindade (Kitembo/Dembwa) e não se confunde com o cronos ocidental. Já Festa, no idioma quimbundo, é Kizomba: encontro, confraternização, celebração do povo. O tema ‘Tempo e Festa’ sintetiza tudo o que somos e realizamos em torno da palavra”, explica o analista de Literatura do Sesc RJ, Moisés Nascimento.
Entre 5 e 14 de setembro, o Palavra Líquida 2025 ocupará unidades do Sesc RJ em Ramos, Tijuca, Copacabana, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Madureira, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. A abertura oficial será no Sesc Copacabana, com a intervenção de dança “Gorila de Saco: cultura popular em diálogo”, conferências de Yuliana Ortiz Ruano e Tiganá Santana. A parte musical ficará também com Tiganá Santana, que contribuirá com a poética de sua obra.
Como se inscrever nas aulas-passeio
Este ano, o percurso formativo incluirá visitas a espaços emblemáticos do Rio de Janeiro, como o Jongo da Serrinha, a Aldeia Indígena Mata Verde Bonita, os Quilombos Enraizados e do Feital e o Clube Renascença. O público pode se inscrever nas aulas-passeio através do link sescrio.org.br/palavraliquida.
Realizado em parceria com o Turismo Social do Sesc RJ, também oferecerá encontros online, realizados via plataforma Teams, com convidados de notório saber cultural que ampliarão as reflexões sobre literatura, memória, festa e tempo.
Ao longo de uma década, o Palavra Líquida já discutiu questões indígenas, feminismos, Slam Poetry, HQs e homenageou nomes como Altay Veloso e Caio Fernando Abreu. Em 2024, trouxe o princípio “Terra e Território” como eixo central. Essa trajetória diversa e abrangente consolidou o Palavra Líquida como um espaço de circulação e encontro.