Publicidade
Anabela Mota Ribeiro lança romance com pocket-show na Janela Livraria
PublishNews, Redação, 15/08/2025
Novo livro da estrela da TV portuguesa chega aos leitores brasileiros pela Bazar do Tempo

Ana Cecília Impellizieri e Anabela Mota Ribeiro
Ana Cecília Impellizieri e Anabela Mota Ribeiro
Em O quarto do bebê (Bazar do Tempo), romance de estreia da escritora e jornalista portuguesa Anabela Mota Ribeiro, a morte de um renomado psicanalista leva sua filha única a encontrar, entre os papéis deixados pelo pai, o diário de uma paciente, Ester do Rio Arco. O que começa como uma leitura movida pela curiosidade, logo se transforma em uma obsessão e em uma forma de conexão com seu passado e o momento presente.

Convidada oficial das recentes edições das festas literárias Flip e Flipelô, em Paraty e Salvador, respectivamente, a autora lançará o livro nesta segunda (18), às 18h, na Janela Livraria (R. Maria Angélica, 171 B, Jardim Botânico – Rio de Janeiro / RJ).

Haverá um bate-papo com Cláudia Lamego e Pedro Duarte, e um pocket-show gratuito com Lívia Nestrovski, Domenico Lancelotti e Pedro Sá. No repertório, sucessos de Cartola, Noel Rosa, Beth Carvalho e Chico Buarque, que estão no livro, criando uma espécie de ponte afetiva entre literatura, memória e música.

Anabela maneja a palavra com intimidade - seja no jornalismo, nos programas televisivos de entrevista que apresenta em Portugal ou em seus estudos acadêmicos. O lançamento de O quarto do bebê, no entanto, representa uma nova descoberta de sua relação com a escrita e a literatura.

“Tive a intenção de formular uma pergunta fundamental: por que é que escrevemos? Para quem é que escrevemos? Qual legado deixamos? Como será dito o nosso nome? Pode ser que a escrita seja uma maneira de lidar com temas como filiação e genealogia, um modo de extravasar a minha pulsão criativa - e de exprimir a minha fertilidade e a minha orfandade às avessas”, aponta a escritora.

Gestado durante o isolamento da pandemia da Covid, o livro carrega também marcas de uma experiência pessoal intensa: em 2019 foi diagnosticada com um câncer de mama. Entre o confinamento e o enfrentamento da doença, nasceu uma prosa que funde a ficção ao vivido. Em seu espelho, há a vida de uma mulher que habita, simultaneamente, um corpo enfermo e um planeta febril.

Narrado em forma de diário, a obra é declaradamente autoficcional e evoca, além da experiência do câncer, a impossibilidade da narradora-protagonista de ser mãe. O quarto do bebê que ela prepara com cuidado nunca acolherá uma criança. Mas vêm à luz as reflexões da protagonista sobre maternidade e filiação, o corpo feminino, nascimento e morte, atravessadas por referências à literatura de escritoras como Annie Ernaux, Joan Didion e Natalia Ginzburg.

[15/08/2025 11:12:42]
Leia também
Criado para incentivar o hábito da leitura desde cedo, evento é realizado em vários países e reforça o papel da saga como porta de entrada para o universo literário
Adriana Marcolini oferecerá uma leitura crítica de trechos, ao lado da atriz Giovanna de Toni em um evento gratuito no Instituto Italiano de Cultura do Rio
Evento inclui show literário da narradora de histórias Flora Manga e atividades voltadas ao público infantil em outras livrarias cariocas