Publicidade
IBGE: Setor de livros, jornais, revistas e papelaria registra ligeira queda em março
PublishNews, Redação, 22/05/2023
Queda marca uma desaceleração do setor, que, mesmo com acumulado positivo no primeiro trimestre de 2023, ainda registra diminuição nas vendas de fevereiro para março deste ano

O varejo do setor de Livros, jornais, revistas e papelaria da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE registrou queda, em março de 2023, de 8% no volume de vendas frente a março de 2022. Essa é a segunda vez consecutiva que a pesquisa aponta resultado negativo, já que fevereiro mostrou queda de 9,4%. O setor ainda acumula na pesquisa crescimento de 0,7% até março.

No indicador dos últimos dozes meses, o setor registra um crescimento de 7% no volume de vendas até março. O crescimento da receita nominal do setor, no acumulado dos últimos doze meses, é de 14,8%.

Sobre o varejo em geral, a variação de 0,8% no volume de vendas do comércio varejista na passagem de fevereiro para março de 2023, na série com ajuste sazonal, teve predominância de taxas negativas atingindo, quatro das oito atividades pesquisadas, apresentadas a seguir por ordem de magnitude de taxa: Tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

Por outro lado, entre fevereiro e março de 2023, três dos oito grupamentos pesquisados tiveram resultados no campo positivo: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e Móveis e eletrodomésticos (0,3%).

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

Tags: PMC
[22/05/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Esta foi a única atividade monitorada pela Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE a apresentar variação negativa em janeiro de 2025 em relação a janeiro de 2024
Na pesquisa do IBGE, atividade segue em queda desde 2023; no geral, as vendas no comércio varejista fecharam o ano com alta de 4,7%
Setor volta a acumular perdas no ano 2023 após 2022 ter apresentado o maior crescimento anual (14,8%) da série, iniciada em 2004
Leia também
Para se candidatar, é necessário ter ensino superior completo em Publicidade/Marketing, Biblioteconomia, Produção Editorial ou áreas afins
Estudo inédito da Nielsen BookData com leitores mexicanos é equivalente ao Panorama do Consumo de Livros no Brasil​, cuja edição mais recente foi divulgada em janeiro passado
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias