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PMC do IBGE aponta queda de 4,5% no setor de livros e revistas em 2023
PublishNews, Redação, 15/02/2024
Setor volta a acumular perdas no ano 2023 após 2022 ter apresentado o maior crescimento anual (14,8%) da série, iniciada em 2004

Setor de Livros, revistas e papelaria apresentou quedas em 2023 segundo a PMC | © Image by benzoix on Freepik
Setor de Livros, revistas e papelaria apresentou quedas em 2023 segundo a PMC | © Image by benzoix on Freepik
O IBGE divulgou na última semana os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) final de 2023, referente a dezembro. O volume de vendas no comércio varejista nacional caiu 1,3% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria caiu 2,3% em relação a novembro.

Já em comparação com dezembro do ano passado, a queda foi de 7,6%, em volume, contabilizando 11 meses seguidos de resultados negativos.

Com isso, o setor voltou a acumular perdas no ano 2023 (-4,5%) após 2022 ter apresentado o maior crescimento anual (14,8%) da série (que se inicia, para esse indicador, em 2004). Segundo o IBGE, vale destacar que o ano de 2022 rompeu uma sequência de oito anos de perdas, de 2014 a 2021, reverberando a migração do consumo de produtos ofertados por empresas dessa atividade (livros físicos) para outras formas de comercialização (plataformas digitais).

Varejo avança 1,7% em 2023, sétimo ano consecutivo de resultados positivos

O comércio varejista geral acumulou crescimento de 1,7% em 2023, fechando o sétimo ano consecutivo com ganhos e com desempenho superior a 2022 (1,0%), que havia registrado o menor resultado desde 2016. No varejo ampliado, o resultado foi positivo em 2,4%, invertendo trajetória negativa de 2022 (0,6%), primeiro ano a acumular perdas desde 2020.

Sete das onze atividades, no âmbito do comércio varejista ampliado, acumularam ganhos em 2023: Veículos e motos, partes e peças (8,1%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,7%), Combustíveis e lubrificantes (3,9%), e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), Móveis e eletrodomésticos (1,0%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).

Quatro atividades terminaram 2023 com perdas em relação a 2022: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-4,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,5%) e Material de construção (-1,9%).

[15/02/2024 10:40:00]
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