
O evento acontecerá de forma presencial em sete locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal, SESC Ribeirão Preto e RibeirãoShopping e também prevê atividades on-line.
Para essa edição, a Fundação do Livro e Leitura, instituição organizadora, propôs uma seletiva de nomes expoentes da cultura e da educação brasileira como homenageados da feira. São eles: Gilberto Gil (autor); Gilberto Dimenstein (autor educação); Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora); Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).

Entre as novidades para esta nova edição da FIL, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura anuncia que tem a expectativa de trazer de volta o “Cheque Livro” para estudantes de escolas municipais e estaduais. O assunto já foi discutido em tratativas com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, durante a primeira reunião do ano realizada em 27 de janeiro e será reforçado com o Governo do Estado de São Paulo. “A ideia é retomarmos a iniciativa do Cheque Livro, garantindo às crianças do ensino fundamental a experiência da compra do seu livro durante a visita à feira, o que estimula a prática da leitura e o gosto pelo livro”, comenta a presidente da Fundação, Dulce Neves.
Ainda com foco no público infantil, a Fundação do Livro e Leitura neste ano será criado o “Descobrindo Palavras” para anos iniciais do ensino fundamental, iniciativa que engrossa a lista dos projetos “Combinando Palavras” – tradicional no evento e voltado aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio; “Recortando Palavras” (oferecido a estudantes do 9º ano da Rede Pública de Ensino) e o “Debatendo Palavras” – outro lançamento, só que direcionado ao público universitário. “Teremos toda uma preparação de Leitura - desde a educação infantil até o público adulto - tanto em Ribeirão Preto, quanto na região. Este é um trabalho prévio e programado com efetivação e término na feira, propiciando inclusive o contato dos estudantes com os autores. Uma experiência que marca definitivamente a vida do leitor”, destaca Adriana.
Veja o vídeo da FIL de 2022: