Quadrinista Riad Sattouf vence o Grand Prix do Festival de Angoulême 2023
PublishNews, Redação, 31/01/2023
Suíço Martin Panchaud levou prêmio de melhor HQ naquele que é considerado o Oscar dos quadrinhos globais

Riad Sattouf | © Marie Rouge/Allary Edition
Riad Sattouf | © Marie Rouge/Allary Edition
Depois de dois prêmios individuais em 2010 e 2015, o quadrinista francês de origem síria Riad Sattouf levou o Grand Prix do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême de 2023 – a distinção é entregue a artistas em reconhimento à sua trajetória. Seu quadrinho O árabe do futuro é publicado no Brasil pela Intrínseca. O Festival ocorreu na última semana, entre 26 e 29 de janeiro, na França, e é considerado o Oscar dos quadrinhos globais.

O júri ainda decidiu que o o Fauve d'Or de melhor álbum do ano em 2023 vai para La Couleur des Choses, de Martin Panchaud. "É um livro que foi concebido em Genebra há dez anos e finalizado em Zurique, onde moro. Zurique é uma espécie de encruzilhada de quadrinhos, com muitas influências", disse o autor.

Apesar da forte participação na seleção de HQs alternativas, o Brasil não levou nenhum prêmio na categoria. As obras brasileiras indicadas no Angoulême 2023 eram Ragu 9 (Selo Cepe HQ), Café Eespacial, de Sérgio Chaves e Lídia Bassoli (Selo Café Espacial), Maria Magazine, de Henrique Magalhães, Edgard Guimarães e Wiverson Azarias (Marca Fantasia), Rocha navegável, de Fábio Costa e Igor Souza (RV Cultura e Arte), e Sem Olhos ou Ecos de Maria, de Guilherme e Silveira (Risco Impresso).

Outros prêmios especiais do Angoulême 2023 foram entregues a autores de quadrinhos japoneses, como o famoso Attack on Titan, de Hajime Isayama, e a outros dois autores, Ryoichi Ikegami e Junji Ito.

[31/01/2023 11:00:00]