Ebury Books, Katherine Rundell e 'Murdle' entre os vencedores do British Book Awards 2024
PublishNews, Redação, 16/05/2024
Cerimônia do principal prêmio da indústria editorial no Reino Unido ocorreu no início da semana e obras já publicadas no Brasil, como o quebra-cabeça literário de G. T Karber, estão entre os vencedores

British Book Awards 2024 | © PrntScrn / YouTube
British Book Awards 2024 | © PrntScrn / YouTube

A cerimônia do British Book Awards – principal prêmio da indústria editorial no Reino Unido – ocorreu no início da semana reunindo importantes nomes da indústria editorial global. A Ebury Books, que publica apenas obras de não ficção foi eleita a Editora do Ano, por conta dos seus “últimos 12 meses excepcionais”.

Já a Profile Books foi eleita a Editora Independente do Ano. A casa já venceu o mesmo prêmio em 2015 e voltou a receber o reconhecimento depois dos ótimos números de venda do livro Murdle, de G. T Karber, que também recebeu o prêmio de Livro do Ano.

A obra, recém-lançada por aqui pela Intrínseca, foi descrita pelo júri como uma "ideia muito inteligente e muito bem-feita" que concordou ainda que esse livro "genial" expandiu o mercado. Murdle é como um quebra-cabeça literário inspirado em jogo online e que desafia o leitor a desvendar assassinatos, encontrar pistas ocultas e construir uma trama de suspense usando os métodos de um detetive.

“Há criptogramas para decodificar, depoimentos de testemunhas para examinar e muitos outros segredos para desvendar. À medida que for avançando e os mistérios começarem a se tornar mais desafiadores, você descobrirá que a sua habilidade de raciocínio será testada, porque a lógica é uma coisa esplendorosa, e sempre há técnicas novas a se aprender e novas deduções a se fazer”, explica o autor.

Katherine Rundell | © Ben Turner
Katherine Rundell | © Ben Turner
O prêmio de Autor do Ano foi para Katherine Rundell, autora infantojuvenil. Ela é autora de Impossible Creatures (nomeado Livro de Ficção Infantil do Ano). O júri destacou sua “enorme imaginação” e seu “conhecimento enciclopédico” para criar narrativas cativantes e inteligentes. Por aqui, Rundell tem publicado o livro Nos telhados de Paris (Martins Fontes – WMF).

Já o prêmio de Ilustrador do Ano foi para Jamie Smart cujas vendas de seus livros cresceram 84% em 2023. Ele é autor da série Bunny vs Monkey.

Em Ficção, venceu o livro Yellowface, de Rebecca F Kuang (autora de Babel: Ou a necessidade de violência / Intrínseca). Em Não Ficção o prêmio foi para Politics on the edge, de Rory Stewart e na categoria Pageturner – que premia aquele livro que você apenas não consegue parar de ler – foi para Quarta asa, de Rebecca Yarros, aposta do ano do selo Planeta Minotauro. Na obra, uma jovem precisa sobreviver ao treinamento em uma escola de elite para poderosos cavaleiros de dragões, onde a única regra é se formar... ou morrer tentando.

Os vencedores das categorias editoriais você confere aqui e os das categorias literárias, aqui.

[16/05/2024 09:00:00]