Publicidade
Memorial da Resistência abre inscrições para edital de comunicação em direitos humanos
PublishNews, Redação, 26/01/2023
Museu selecionará duas propostas de conteúdos jornalísticos que discutam o papel das mulheres na luta contra a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abriu as inscrições para o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos sobre o tema “Ditadura e Gênero”. A segunda edição do edital selecionará duas propostas jornalísticas que destaquem o papel das mulheres – cisgêneros, transexuais e travestis – na luta contra a ditadura civil-militar (1964-1985).

Focando na reflexão sobre como o aparato opressor do Estado atuou contra a condição específica da mulher, as desigualdades e a violência de gênero, e seus e desdobramentos na atualidade, o edital é voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente.

O edital busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos Direitos Humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros.

Os participantes deverão enviar até o dia 8 de fevereiro uma proposta de conteúdo jornalístico, estruturada em três publicações. O resultado do edital será divulgado no dia 8 de março, e as duas propostas selecionadas serão publicadas no site e nas redes sociais do Memorial da Resistência.

Mais informações na página do Edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, no site do Memorial da Resistência.

[26/01/2023 10:00:00]
Matérias relacionadas
Próxima edição do 'Encontro com os Escritores' será realizada em 19 de agosto na Biblioteca Mário de Andrade
Veja também: as entrevistas de Chimamanda e Aline Bei, destaques de feiras literárias no país
Jornalista e escritor ocupava a cadeira de número 6 desde 2003
Leia também
Espetáculo inaugura um formato de dramaturgia no Roxy, reunindo teatro, música e convivência em uma experiência pensada para públicos de diferentes gerações
Leia também: a morte do jornalista Conrado Corsalette, o mau estado de conservação dos túmulos da ABL e listas de livros sobre autocuidado
Roteiro será conduzido pelo jornalista Rafael Sento Sé​, autor da obra que, pela primeira vez, reconstrói a passagem de Jane Catulle Mendès pelo Rio de Janeiro, em 1911