Publicidade
Agentes literários param de enviar livros à HarperCollins EUA em apoio à greve
PublishNews, Talita Facchini, 30/11/2022
Mais de 150 agentes literários assinam uma carta aberta afirmando que deixarão de trabalhar com a editora enquanto ela não acatar às demandas dos funcionários que pedem por salários melhores e proteções sindicais mais fortes

A luta dos funcionários da HarperCollins dos EUA – uma das cinco maiores editoras do país – por melhores salários continua rendendo.

Desde dezembro de 2021, funcionários da empresa de diversos setores – publicidade, design, marketing – negociam seus direitos na editora. Em outubro, os sindicatos votaram a favor de uma greve após uma paralisação de um dia feita em julho e, desde então, muitos funcionários da empresa estão sem trabalhar. Em um comunicado à imprensa, a editora disse que está “desapontada por não ter chegado a um acordo e continuaremos a negociar de boa fé."

Enquanto isso, mais de 150 agentes literários assinaram uma carta aberta comprometendo-se a não apresentar novos projetos à HarperCollins dos EUA em apoio aos trabalhadores da empresa que estão em greve.

A carta, endereçada à equipe da HarperCollins, expressa o apoio dos signatários ao HCP Union e afirma que “nós e nossos clientes nos beneficiamos muito da paixão e experiência da equipe da HarperCollins e os apoiamos em suas demandas por um salário-mínimo, um local de trabalho mais igualitário e proteções sindicais mais fortes”.

O texto ainda diz que até que um acordo seja alcançado e a greve termine, eles não enviarão novos projetos à HarperCollins além daqueles já contratados. “Uma HarperCollins e uma indústria editorial bem-sucedidas dependem de nossos amigos da linha de frente, por isso nos solidarizamos com eles e pedimos que a HarperCollins volte à mesa de negociações e conceda a eles um contrato justo. Enquanto isso, omitiremos os editores da HarperCollins de nossas listas de submissão.”

A carta foi organizada por Chelsea Hensley, assistente associada da KT Literary Agency, e contém a assinatura de outros funcionários da agência, membros da Aevitas Creative Management, a agente sênior Jen Marshall e várias pessoas da Janklow & Nesbit, as agentes Melissa Flashman e Mina Hamedi, agentes da The Bent Agency, Trellis Literary Management, Paper Literary, Stimola Literary, entre outros.

[30/11/2022 11:30:00]
Matérias relacionadas
É preciso ter formação superior em Finanças, Administração, Contabilidade ou área relacionada e experiência comprovada em planejamento financeiro
Oportunidades são para os cargos de estágio comercial e analista de controladoria pleno
Desde a primeira Lista de Mais Vendidos do PublishNews de 2025, os títulos de colorir são presença constante
Leia também
Primeira estudante de Estudos Literários iniciou estágio no time editorial da casa
Nova loja está localizada no Shopping Park Sul e contará com uma área total de 425m²
Três livros inauguram a parceria, e dois deles estão em pré-venda; reimpressões de obras de negócios da Globo passarão a integrar o catálogo do selo