Romance premiado de Daniel Galera vai para o cinema
PublishNews, Redação, 29/08/2022
'Barba ensopada de sangue', lançado em 2012, ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura e agora será adaptado para as telas pelo diretor Aly Muritiba e pelo produtor Rodrigo Teixeira, com Gabriel Leone no papel principal

Daniel Galera | © Divulgação
Daniel Galera | © Divulgação
Depois de oito anos de expectativa, vai finalmente sair do papel a adaptação cinematográfica de Barba ensopada de sangue (Companhia das Letras), romance do escritor Daniel Galera. O diretor Aly Muritiba, de Ferrugem e Deserto particular, comemorou no Twitter o sinal verde para as filmagens.

Os direitos do livro estavam desde 2013 com Rodrigo Teixeira, produtor brasileiro indicado ao Oscar pelo sucesso internacional Me chame pelo seu nome e concorrente à Palma de Ouro no último Festival de Cannes com Armageddon time. Muritiba já fez dez tratamentos para o roteiro. O filme terá no papel principal Gabriel Leone, de Eduardo & Mônica. Barba ensopada de sangue, quarto romance de Galera, foi lançado em 2012 e ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura no ano seguinte.

Na história, um jovem professor de educação física volta à Garopaba, balneário em Santa Catarina. Ele acaba de perder o pai, e de volta à cidade, procura respostas para o misterioso assassinato de seu avô, ocorrido ali há muitos anos. O livro ultrapassa os padrões habituais de uma história de elucidação de um mistério incorporando elementos peculiares, como uma patologia neurológica do personagem principal, que afeta sua interação com outras pessoas, e a presença da cadela Beta, a qual o protagonista passa a cuidar depois da morte do pai. Entre os moradores que ganham espaço na trama estão personagens como um budista, a secretária de uma agência de turismo, uma garçonete e seu filho pequeno, e alunos de natação.

Daniel Galera, paulista que cresceu no Rio Grande do Sul, estreou na literatura em 2001, com o livro de contos Dentes guardados (Livros do Mal). Pela mesma editora lançou em 2003 o romance Até o dia em que o cão morreu, reeditado em 2007 pela Companhia das Letras, por onde Galera lançou todos os seus livros seguintes: Mãos de cavalo (2006), Cordilheira (2008), Meia-noite e vinte (2016) e O deus das avencas 2021. Em 2010, a Quadrinhos na Cia editou a HQ Cachalote, escrita por ele e desenhada por Rafael Coutinho.

[29/08/2022 09:00:00]