Publicidade
Jorge Caldeira é eleito para a cadeira número 13 da ABL
PublishingNews, Redação, 08/07/2022
Escritor que resgata em seus livros personagens reais um tanto esquecidos da historia do Brasil vai ocupar o lugar na Academia Brasileira de Letras que era de Lygia Fagundes Teles, morta em abril

Jorge Caldeira © Divulgação Band News
Jorge Caldeira © Divulgação Band News
O escritor e cientista político Jorge Caldeira foi eleito na noite de quinta-feira (07) para ocupar a cadeira número 13 da academia Brasileira de Letras. Participaram da eleição 33 acadêmicos, presencialmente ou por carta, e Caldeira recebeu 29 votos. A cadeira era ocupada pela escritora Lygia Fagundes Telles, que morreu no último dia 3 de abril.

Jorge Caldeira é reconhecido por escrever relatos inovadores sobre a história do país. Ele publicou Mauá: empresário do império e, ao longo de suas 20 obras, vem recuperando outros personagens esquecidos para contar a história brasileira.

Ele tem um best-seller em sua bibliografia, História da Riqueza do Brasil, que chamou a atenção da crítica por mostrar a era colonial brasileira de uma visão muito diferente da oficial.

Nesse resgate de personagens, ele já escreveu sobre Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio, Noel Rosa, Ronaldo, Guilherme Pompeu, Júlio Mesquita. Essa curadoria de tipos relevantes deu origem também a outra obra sua de bastante sucesso, 101 brasileiros que fizeram história. No mesmo gênero de textos curtos de perfil, lançou História do Brasil com empreendedores.

Jorge Caldeira também tem uma longa carreira no jornalismo. Foi editor das revistas Exame e Isto É e no jornal Folha de S. Paulo. Também foi publisher na revista de cultura Bravo.

Tags: ABL
[08/07/2022 10:00:00]
Matérias relacionadas
Poemas de dez livros publicados de 2017 para cá, e três obras inéditas, são reunidos em coletânea de 440 páginas
Escritor amazonense ocupará a cadeira de número 6, que era ocupada pelo ex-presidente da instituição, Cícero Sandroni
Veja também: o 'Boobie Goods da Quebrada' e o artigo de Adriana Ferreira Silva sobre os ataques aos livros
Leia também
Episódio que entrou no ar nesta quinta (21) resgata a obra da vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2024
Público tem até o dia 21 de setembro para conferir a exposição, que oferece projeções 360º, tour de realidade virtual e arte digital, em SP
Sede do Instituto Hilda Hilst (IHH)​ recebe a primeira Feira Literária Hilstianas​, reunindo editoras e uma programação aberta ao público; evento apresenta pela primeira vez os resultados da reforma do espaço